Área do Cliente

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) comprou 431,5 megawatts (MW) em energia solar fotovoltaica e eólica em um leilão de compra de produção futura de usinas renováveis. Os contratos de fornecimento têm duração de 20 anos e o início do fornecimento de energia solar fotovoltaica e eólica pelas usinas está programado para começar em janeiro de 2022. A Cemig não informou os valores dos contratos fechados no certame, nem as empresas vencedoras. A distribuidora de energia também não revelou a quantidade de energia elétrica contratada por fonte de geração.

O inédito leilão da companhia atraiu a atenção do mercado por apresentar características semelhantes aos leilões de energia nova realizados pelo governo federal para novos projetos de geração renovável. O montante de geração de energia elétrica renovável negociada pela Cemig ficou acima, inclusive, do registrado pelo último leilão A-4, que também contratou novas usinas de geração para 2022. O leilão do governo contratou 356,2 MW médios. Em comunicado, a Cemig afirmou que aprimorou as condições de renovação de contratos com seus clientes, bem como está apta a ampliar a participação de mercado.

Segundo a Exame, os executivos da Cemig teriam dito que o leilão era um passo importante para que a companhia de energia recuperasse a capacidade de atendar aos consumidores no futuro, após o vencimento da concessão de algumas de suas maiores usinas como Jaguara, Miranda e Volta Grande, que foram compradas por outras empresas do setor após nova licitação do governo. Recentemente a Cemig demonstrou o seu pioneirismo e, em parceria com Governo de Minas Gerais, inaugurou a primeira usina solar fotovoltaica com capacidade de armazenamento da geração, mostrando o grande investimento em renováveis por parte da companhia mineira.

Energia solar gera empregos na Bahia

O setor de energia solar fotovoltaica na Bahia, incluindo empreendimentos de todos os portes, gerou 13 mil vagas de empregos, com investimentos na ordem de R$ 2,2 bilhões. A informação foi revelada pelo portal de notícias A Tarde a partir de dados do governo da Bahia. O estado tem alto índice de irradiação solar e atraiu diversos projetos de usinas de geração de energia solar fotovoltaica de grande escala nos últimos anos, com contratações inclusive nos leilões de energia A-4.

O governo local apresentou ainda o Atlas Solar da Bahia durante o Campus Party Bahia, na Arena Fonte Nova. O guia trouxe informações sobre a geração de energia solar fotovoltaica no estado e as novas possibilidades de investimento. Ao todo, são mais de 16 usinas fotovoltaicas em operação comercial instaladas na Bahia, nos municípios de Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa e Itaguaçu. Outros quatro empreendimentos estão sendo construídos em Guanambi e Bom Jesus da Lapa, respectivamente no Sudoeste e Oeste baianos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou destas novidades? Se você quer investir em um sistema de mini ou microgeração solar distribuída, entre em contato conosco. Tenha um sistema fotovoltaico instalado no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e gere energia através de painéis fotovoltaicos que convertem a irradiação solar em eletricidade. Economize nas próximas contas de luz e aproveite as vantagens da energia solar fotovoltaica. Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico.

Fontes: ‘https://exame.abril.com.br/negocios/cemig-compra-4315-mw-de-energia-solar-e-eolica-em-leilao/’

‘https://moneytimes.com.br/cemig-adquire-4315-mw-medios-de-energia-solar-e-eolica-em-leilao/’

‘http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/cemig-inaugura-usina-fotovoltaica-com-sistema-de-armazenamento-de-1-mw.aspx’

‘http://atarde.uol.com.br/empregos/noticias/1966155-energia-solar-gera-13-mil-empregos-no-interior-baiano’

‘http://www.secti.ba.gov.br/2018/05/1584/Atlas-Solar-da-Bahia-e-lancado-durante-a-Campus-Party.html’

Fonte da imagem: ‘https://i-invdn-com.akamaized.net/news/LYNXMPED9U0KK_L.jpg’

Compartilhe: