Área do Cliente

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) inaugurou uma usina de geração de energia solar fotovoltaica no município de Janaúba, na região norte de Minas Gerais. A usina fotovoltaica é a primeira instalação de geração distribuída da distribuidora de energia elétrica e foi projetada para servir a clientes da rede de baixa tensão, como empresas e pequenas indústrias associadas à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), sob o regime de geração líquida. 

O investimento na usina de geração de energia solar fotovoltaica mineira foi de R$ 18,5 milhões. O empreendimento está localizado na MG 401 – estrada Janaúba/Projeto Jaíba –, a 15 quilômetros da área urbana, e ocupa uma área de 23 hectares, o equivalente a cerca de 27 campos de futebol. Ao todo, foram instalados 16 mil painéis fotovoltaicos para a captação da irradiação solar e a transformação da luz do sol em energia elétrica limpa e renovável.

A energia gerada pelas placas solares será utilizada para garantir o abastecimento aos comerciantes e às indústrias da região. A distribuidora de energia mineira utiliza a energia solar fotovoltaica para substituir parte da capacidade de geração que veio a faltar com a perda recente da concessão de quatro usinas hidrelétricas: em São Simão, de 1,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada; Miranda, com 404 megawatts (MW); Jaguara, com 424 MW; e Volta Grande, de 380 MW de potência instalada. No ano passado, a Cemig também realizou leilões para projetos de geração de energia solar fotovoltaica e energia eólica em larga escala.

Centro de pesquisas de energia solar no Ceará

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, anunciou a criação de uma unidade de pesquisas voltada para energia elétrica, em especial para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica. O principal objetivo da iniciativa é disseminar as vantagens da utilização das fontes renováveis, como também formar mão de obra especializada para o segmento renovável. O anúncio foi feito neste mês, em reunião com representantes do governo cearense e membros da comunidade científica da UVA, de acordo com o Portal Solar.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto que pretende instalar um Laboratório de Experimentação Solarimétrica na instituição de ensino, capaz de mapear e certificar a incidência de irradiação solar na região norte do estado. Também está prevista a instalação de uma usina de microgeração de energia solar fotovoltaica para abastecer a demanda de energia elétrica da universidade. O governo local e a UVA estudam meios de financiar o projeto, a compra dos equipamentos e a capacitação de pesquisadores.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar fotovoltaica garante alta economia nas contas de luz, valoriza o imóvel e ainda contribui para um mundo mais sustentável. Aproveite as vantagens da energia solar fotovoltaica e invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, gerando energia elétrica a partir da luz do sol durante todo o dia. Entre em contato conosco da SunVolt e descubra como você pode ter o seu sistema fotovoltaico.

Continue acompanhando o nosso site e saiba das principais novidades sobre energia solar fotovoltaica, geração distribuída, painéis fotovoltaicos e muito mais.

Fontes: ‘http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/cemig-geracao-distribuida-inaugura-primeira-usina-fotovoltaica-.aspx’

‘https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/02/14/internas_economia,1030680/janauba-recebe-primeira-usina-fotovoltaica-para-lojas-comerciais-e-ind.shtml’

‘http://diariodocomercio.com.br/sitenovo/cemig-gd-inaugura-no-norte-do-estado-primeira-usina-de-minigeracao/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/universidade-estadual-vale-do-acarau-uva-anuncia-criacao-de-nucleo-de-pesquisa-em-energia-solar.html’

‘https://www.sct.ce.gov.br/2019/01/14/uva-podera-contar-com-nucleo-de-energia/’

Fonte da imagem: ‘http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/PublishingImages/2019/Imagens_releases_2019/Fevereiro/0_usina_fotovoltaica.jpeg’

Compartilhe: