Área do Cliente

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) contratou 196,98 megawatts (MW) de energia solar fotovoltaica e energia eólica no terceiro leilão próprio, realizado em 13 de setembro deste ano. Segundo informações do site PV Magazine, a distribuidora de energia elétrica de Minas Gerais concedeu contratos de PPA (Power Purchase Agreement) – contratos de compra e venda de eletricidade entre partes, desde a fase do projeto até o abastecimento – de 19 anos aos empreendimentos selecionados.

O preço final por megawatt-hora de energia solar fotovoltaica e eólica não foi divulgado pela concessionária de energia, sendo que as usinas selecionadas devem iniciar suas operações e fornecer eletricidade limpa e renovável aos mineiros a partir de 2023. O primeiro leilão da Cemig para compra de energia renovável de fonte solar fotovoltaica foi realizado em junho de 2018, quando a distribuidora contratou 431 MW de capacidade instalada – somando as matrizes solar e eólica –, enquanto o segundo foi realizado em outubro do mesmo ano, com mais 152 MW contratados.

Os leilões para contratação de energia solar fotovoltaica e eólica são parte da estratégia da distribuidora mineira para substituir parte da capacidade de produção perdida no ano passado, com a perda de concessões de quatro usinas hidrelétricas: São Simão (1,7 GW), Miranda (404 MW), Jaguara (424 MW) e Volta Grande (380 MW).

Usina solar entra em operação no interior paulista

Uma planta fotovoltaica, composta por três usinas de 30 megawatts-pico (MWp) cada, entrou em operação no município de Dracena, interior de São Paulo. O projeto é da subsidiária local da empresa petroleira francesa Total, que foi contratado em leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda em 2014, com um contrato de PPA de 20 anos com a Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE).

Com a adição do empreendimento fotovoltaico de 90 MWp, a companhia já registra 140 MWp em operação no País.

Distribuidoras e Absolar

O forte crescimento nos sistemas de mini e microgeração distribuída neste ano tem provocado um embate entre distribuidoras e investidores do setor. Segundo informações do jornal Correio, A Aneel registrou 3.727 reclamações sobre dificuldades no processo de conexão de sistemas de geração distribuída (GD) somente de janeiro a agosto deste ano, ante a 2.044 contabilizadas durante todo o ano de 2018. Somente a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) protocolou 416 reclamações na agência, segundo publicação no LinkedIn oficial da entidade.

A maioria das reclamações são a respeito de descumprimento dos prazos das distribuidoras, dificuldades de obter parecer de acesso e exigências consideradas descabidas. “Isso prejudica diretamente o consumidor que, sozinho, muitas vezes não consegue garantir que seus direitos sejam respeitados pelas distribuidoras”, afirmou a vice-presidente de GD da Absolar, Bárbara Rubim. Essa situação prejudica, também, os instaladores de sistemas fotovoltaicos, responsáveis pela homologação dos sistemas junto às distribuidoras.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Se você quer economizar nas suas contas de luz e ficar livre dos aumentos sucessivos das tarifas, invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Aproveite todas as vantagens da energia solar, economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável e com menos emissões de gases poluentes. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Nós somos especialistas em geração de energia solar, e oferecemos soluções completas, desde o projeto até o fornecimento dos equipamentos, instalação, homologação junto à distribuidora de energia local, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/cemig-contrata-197-mw-de-energia-solar-e-eolica-em-seu-terceiro-leilao/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/um-novo-parque-fotovoltaico-da-total-eren-comeca-a-operar-em-sao-paulo/’

‘https://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/09/agencias/865897-crescimento-da-geracao-distribuida-gera-embate-entre-empreendedor-e-distribuidor.html’

‘https://www.linkedin.com/posts/absolar---associa%C3%A7%C3%A3o-brasileira-de-energia-solar-fotovoltaica_absolar-protocola-reclama%C3%A7%C3%B5es-contra-as-distribuidoras-activity-6575046241103691776-IWg8’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/energia-ambiente-ecologia-poder-1989341/’

Compartilhe: