Área do Cliente

O Distrito Federal (DF) quer diversificar sua matriz elétrica e estimular o uso da energia solar fotovoltaica. Para aproveitar os altos índices de irradiação solar de Brasília, o Plano Estratégico 2019-2060, elaborado sob coordenação da Secretaria de Fazenda, Orçamento e Gestão (SEF), consolida a energia renovável como matriz a ser incentivada. De acordo com informações da Agência Brasília, a meta até 2060 é aumentar em 25% a geração de energia elétrica por fontes renováveis.

A geração distribuída fotovoltaica deve ser aliada do governo com iniciativas como a construção de uma usina solar com capacidade instalada de 5 megawatts (MW) no Complexo Administrativo Operacional (CAO) do Metrô, por meio de parcerias com o setor privado. Também é destacado a geração de energia solar no Zoológico local, bem como a implantação de um programa de incentivo ao uso de renováveis no espaço rural. Também está programado melhorias na infraestrutura de transmissão e distribuição de energia, de modo a reduzir em até 25% as perdas totais do sistema elétrico do Distrito Federal.

O Plano Estratégico está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível de energia para a população. “Isso pode ser feito por meio da garantia do uso sustentável, da conservação, da proteção e da recuperação dos recursos disponíveis. É necessária a implantação de novos modelos que priorizem o desenvolvimento sustentável e o uso adequado da energia produzida”, afirma a secretária-adjunta de Planejamento da SEF, Adriana Lorentino.

Atualmente, quase toda energia elétrica consumida em Brasília não é gerada no Distrito Federal. A matriz elétrica do DF é amplamente de origem hidrelétrica, sendo que 80% é proveniente de Furnas e 20% de Itaipu, representando uma alta dependência do Sistema Interligado Nacional (SIN). “No contexto em que tendências apontam para o aumento do consumo de energia, configuram-se enquanto desafios para o Distrito Federal a diversificação da matriz energética, com aumento da participação de energias renováveis como biomassa e energia fotovoltaica, juntamente com o aumento da eficiência e a redução de perdas dos sistemas”, ressalta Lorentino.

De acordo com estudo da WWF Brasil, produzido em 2016, a capital federal tem alto potencial de geração de energia solar fotovoltaica. Por estar na região central do País, Brasília tem um período seco que dura quase seis meses do ano e é beneficiada pelos altos índices de irradiação solar, já que a região Centro-Oeste tem potencial equivalente ao encontrado na região Nordeste. Ainda segundo o estudo, bastaria instalar painéis solares em 0,41% da área do DF para gerar eletricidade solar suficiente para abastecer toda a região.

Geração distribuída no DF

O DF é o quarto maior produtor de energia solar no País, perdendo para as cidades de Uberlândia e Várzea de Palma, ambas em Minas Gerais, e o Rio de Janeiro. A capital federal tem 1.134 unidades de mini e microgeração distribuída, com potencial de geração total de 15 MW, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A maioria dessas unidades – cerca de 950 – corresponde por sistemas fotovoltaicos residenciais.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Incentivar a geração e uso de energia solar é extremamente positivo ao País e essa iniciativa do Distrito Federal deve ser levada a mais regiões. Ao gerar a sua própria energia elétrica através de painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, você garante alta economia nas suas contas de luz, valoriza o seu imóvel e ainda contribui para um mundo mais sustentável. Tenha o seu próprio sistema fotovoltaico instalado na sua casa, empresa ou propriedade rural e aproveite todas as vantagens da energia solar.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/08/19/energia-limpa-df-quer-suprir-demandas-futuras-sem-comprometer-recursos-naturais/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/painel-solar-sol-electricidade-1393880/’

Compartilhe: