Área do Cliente

O primeiro eletroposto para recargas de veículos elétricos e híbridos no estado do Mato Grosso foi inaugurado na capital Cuiabá. A iniciativa abre a programação do 9º Seminário de Energia, realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O eletroposto foi instalado na sede da Fiemt, no Centro Político Administrativo, e vai abastecer gratuitamente os carros elétricos da cidade, que hoje somam 10 veículos 100% elétricos emplacados em Cuiabá, fora os modelos híbridos – que contam com motor a combustão auxiliado por um motor elétrico.

Em Mato Grosso existe cerca de 100 veículos elétricos. No Brasil, a estimativa é que esse número some 7 mil automóveis elétricos em circulação. A energia elétrica utilizada para o abastecimento dos veículos elétricos em Cuiabá será gerada através de painéis fotovoltaicos instalados na Fiemt, ou seja, a irradiação solar é absorvida pelas placas fotovoltaicas e transformada em energia elétrica para uso dos carros elétricos. De acordo com o vice-presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia), Carlos Avalone Junior, a eletricidade solar será utilizada para abastecer os carros de maneira gratuita por ser uma fonte renovável, com custo baixo de geração.

O abastecimento completo de um veículo elétrico no eletroposto de Cuiabá leva cerca de 1 hora e 30 minutos, porém, há uma espécie de recarga rápida de energia, caso o motorista esteja com pressa, que em 20 minutos promete recarregar até 80% da bateria do automóvel elétrico. São duas estações de recarga no eletroposto, que se assemelham às “bombas” utilizadas em postos tradicionais. O posto para recarga de veículos elétricos ficará aberto seguindo o horário de funcionamento da Fiemt, das 8h às 12h e das 13:30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Segundo comunicado da federação, o objetivo do eletroposto é estimular a mobilidade elétrica no estado e, para garantir que a fonte de energia elétrica utilizada seja a mais econômica e sustentável, o eletroposto está equipado com um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Para o vice-presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira, os eletropostos são fundamentais para o desenvolvimento do mercado de veículos totalmente elétricos e híbridos no País. Oliveira ressaltou ainda as vantagens dos carros elétricos por serem mais silenciosos, com boa potência e baixo custo de manutenção.

Usuário de um carro elétrico, o vice-presidente da Fiemt revelou que roda 100 quilômetros gastando apenas R$ 11, o que seria equivalente, em hipótese, a um veículo capaz de trafegar 30 quilômetros com apenas um litro de gasolina. A tendência é de o Brasil chegar a 40 mil veículos elétricos até 2020, um prognóstico considerado tímido ainda. A Alemanha já sinalizou que vai proibir a fabricação de veículos a diesel até 2024, medida que deve ser seguida por outros países europeus. A China deve ter 12% da sua frota em modelos elétricos até 2020, enquanto nos Estados Unidos, até 2025, os carros elétricos devem representar 15% do total de veículos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Os veículos híbridos ou com motores totalmente elétricos já são uma realidade e iniciativas de infraestrutura são sempre necessárias para ampliar o uso desses novos modelos. Eles se mostram ainda mais vantajosos se abastecidos com energia solar fotovoltaica, garantindo que não há emissões de gases poluentes na atmosfera. Se você gostou desta novidade e já busca por geração de energia elétrica através de um sistema fotovoltaico, entre em contato conosco.

Invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída, tenha painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural e economize nas contas de luz. Peça já o seu orçamento, aproveite as vantagens da energia solar fotovoltaica e comece a gerar a sua própria energia elétrica renovável.

Fontes: ‘http://www.fiemt.com.br/portal/?titulo=fiemt-inaugura-nesta-segunda-primeiro-eletroposto-de-mato-grosso&pagina=noticia&noticia=14303’

‘https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/com-10-carros-eletricos-cuiaba-ganha-o-1-posto-de-recarga-para-veiculos-eletricos-ou-hibridos-de-mt-usando-energia-solar.ghtml’

‘http://www.rdnews.com.br/economia-e-agronegocio/conteudos/100055’

‘http://www.folhamt.com.br/artigo/288261/Fiemt-sedia-IX-Seminario-de-Energia-nesta-segunda-feira’

Fonte da imagem: ‘http://www.logistikauudised.ee/storyimage/LG/20180223/NEWS/180229983/AR/0/-uudised-2018-02-23-alternatiivkutusega-autodel-kiire-muugihoog.jpg’

Compartilhe: