Área do Cliente

O crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil é suficiente para abastecer mais de 500 residências médias no País. Isso é o que aponta um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base nos dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O estudo revela que o uso da energia solar praticamente dobrou no primeiro semestre deste ano e a cada 24 horas são instalados sistemas de geração distribuída de energia solar fotovoltaica com capacidade de gerar mais de um megawatt (MW).

Entre os meses de janeiro e julho deste ano a quantidade de sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração quase dobrou. A modalidade de geração de energia elétrica saltou de 50 mil sistemas no final do ano passado para quase 100 mil instalações produzindo eletricidade solar em todo o País. Atualmente, já são mais de 115 mil unidades consumidoras que utilizam os créditos de compensação gerados por sistemas fotovoltaicos para abatimento das suas contas de luz, pois a regulação atual permite ao mini e microgerador utilizar o crédito de energia em mais de uma propriedade. A potência instalada somada da modalidade de geração distribuída de fonte solar já é de 988 MW, chegando próxima da marca histórica de um gigawatt (GW).

Ainda de acordo com a Absolar, os investimentos acumulados em projetos de geração distribuída de energia solar fotovoltaica somam mais de R$ 5,2 bilhões desde 2021, quando a modalidade foi regulamentada pela Aneel. Segundo o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, apesar do importante e forte crescimento do setor fotovoltaico no País, o mercado brasileiro de geração de energia elétrica a partir da luz do sol ainda pode ser considerado pequeno e em desenvolvimento frente ao enorme potencial de geração fotovoltaica em todo o território nacional. “O Brasil está 15 anos atrasado em comparação com os países desenvolvidos na área da energia solar fotovoltaica. A tecnologia atende menos de 0,13% das unidades consumidoras de energia elétrica do País, que correspondem a um total de mais de 84 milhões de consumidores faturados pelas distribuidoras”, disse.

Para o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, o crescimento da quantidade de sistemas de mini e microgeração distribuída de fonte solar fotovoltaica é uma tendência e o Brasil ainda tem muito mais potencial a ser explorado. “Segundo dados oficiais da Empresa de Pesquisa Energética [EPE], aproveitando apenas os telhados de domicílios brasileiros para gerar energia elétrica a partir do sol, a eletricidade produzida seria suficiente para abastecer em mais de duas vezes toda a demanda das residências do Brasil”, concluiu Sauaia.

Energia solar para tratamento de esgoto em Mogi Mirim

Foi inaugurada a primeira estação de tratamento de esgoto com uso de energia solar do País. A unidade do Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (Sesamm), no interior de São Paulo, começou a gerar eletricidade solar a partir dos 1.073 painéis solares instalados no telhado e no estacionamento do prédio. A expectativa é que o sistema fotovoltaico gere 30% da demanda por energia elétrica da unidade de saneamento. As informações são do portal de notícias G1.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Ao gerar a sua própria energia elétrica através de um sistema de microgeração distribuída você pode usar imediatamente a eletricidade produzida. Se a energia elétrica produzida não for utilizada, ela é injetada na rede de transmissão da concessionária local e é convertida em créditos para abatimento das suas próximas contas de luz. Portanto, ao investir em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural, você vai economizar até 98% nas suas contas de luz, ao mesmo tempo em que vai valorizar o seu imóvel e contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes.

Aproveite todas as vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/crescimento-da-energia-solar-fotovoltaica-e-suficiente-para-abastecer-mais-de-500-residencias-por-di.html’

‘http://www.canalbioenergia.com.br/crescimento-da-energia-solar-fotovoltaica-e-suficiente-para-abastecer-mais-de-500-residencias-por-dia/’

‘https://www.odebate.com.br/energia-para-a-vida/crescimento-da-energia-solar-fotovoltaica-e-suficiente-para-abastecer-mais-de-500-residencias-por-dia-no-pais.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/07/25/1a-estacao-de-tratamento-de-esgoto-com-energia-solar-do-brasil-e-inaugurada-em-mogi-mirim.ghtml’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/pain%C3%A9is-solares-localiza%C3%A7%C3%A3o-943999/’

Compartilhe: