Área do Cliente

Os consumidores do setor comercial estão satisfeitos com o investimento em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Isso é o que revela a mais recente edição do Estudo Estratégico – Geração Distribuída: mercado fotovoltaico – 2o semestre 2020, realizado e publicado pela consultoria brasileira Greener, no qual aponta que 88% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os seus sistemas fotovoltaicos.

Vale ressaltar que, dentre aqueles que responderam não estarem satisfeitos, um dos motivos apontados pela pesquisa é a insatisfação com a geração elétrica inferior à calculada ou prometida. Justamente por esse motivo, é necessário buscar uma empresa especialista em geração de eletricidade solar, como nós da SunVolt, que oferecemos soluções completas, desde a elaboração do projeto, dimensionamento correto, fornecimento dos equipamentos, instalação, monitoramento via internet e manutenção.

Dentre os consumidores comerciais que investiram na tecnologia fotovoltaica, o principal motivo foi a economia nas contas de luz, segundo 84% dos entrevistados. O segundo motivo elencado foi a sustentabilidade, com 8% das respostas. Outros motivos mencionados que impulsionaram a compra do sistema de geração distribuída de fonte solar foram a valorização do imóvel e a insatisfação com a concessionária de energia elétrica, com 8%.

A Greener realizou essa pesquisa com 260 clientes finais do setor comercial, de todos os estados brasileiros, que adquiriam seus sistemas fotovoltaicos a partir de 2017.

Payback

Já para o retorno do investimento (payback), o estudo separou entre geração fotovoltaica comercial e residencial. O valor dos sistemas de energia solar comerciais de baixa tensão, em média, foi de R$ 3,88 por watt-pico (Wp), e leva em consideração a produtividade do local, o custo médio dos sistemas, a tarifa elétrica, dentre outras variantes. O tempo médio de payback varia em cada estado, entre 3,2 anos e 4,9 anos

Já os sistemas residenciais, o valor médio foi de R$ 4,96/Wp. Em relação à última edição da pesquisa, o tempo de payback de um sistema fotovoltaico de porte residencial teve um leve aumento, em média, de 2,3%. Os estados mais impactados foram Rondônia, Roraima e Amapá, enquanto Tocantins, Espírito Santo e Santa Catarina foram menos afetados. O tempo médio de retorno do investimento varia em cada estado entre 3,8 anos e 5,7 anos.

Módulos fotovoltaicos

O estudo da Greener também aponta para um aumento no volume de importações de módulos fotovoltaicos no 4o trimestre do ano passado, após uma queda brusca no segundo trimestre em decorrência da pandemia. A recuperação no último trimestre foi responsável pelo crescimento de 15% em relação a 2019, mesmo em meio às dificuldades de disponibilidade de módulos no mercado mundial.

As principais marcas de módulos fotovoltaicos importados foram, respectivamente: Canadian Solar, Trina, Risen, Jinko, BYD, Longi, JA Solar, DAH Solar, Astronergy e Znshine. De 77 marcas presentes no mercado fotovoltaico nacional nesse período, as 10 mais vendidas foram responsáveis por 87% do volume importado.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Investir em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica é garantia de alta economia nas contas de luz, podendo chegar a 98% da tarifa. Se você também quer aproveitar as vantagens da energia solar, diminuir seus gastos com energia elétrica, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um meio ambiente mais verde e sustentável, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento.

Fonte:

Estudo Estratégico. Geração Distribuída mercado fotovoltaico – 2o semestre 2020. 2021. Disponível em: ‘https://www.greener.com.br/estudo/estudo-estrategico-mercado-fotovoltaico-de-geracao-distribuida-2-semestre-de-2020/?utm_campaign=estudo_gd_2sem2020_conteudo_2&utm_medium=email&utm_source=RD+Station’. Acesso em 16 de março de 2021.

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9lulas-solares-solar-painel-solar-594166/’

Compartilhe: