Área do Cliente

As construções sustentáveis não somente são benéficas ao meio ambiente, mas também ao bolso no consumidor. Segundo informações divulgadas pelo site Portal Solar, os edifícios sustentáveis estão cada vez mais comuns e têm taxas de condomínio entre 15% a 25% menores do que os cobrados em construções convencionais. Esses dados foram revelados por um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisou mais de 2 mil prédios comerciais na cidade de São Paulo.

Um dos principais requisitos para a construção ser enquadrada como sustentável é contar com painéis fotovoltaicos para geração de energia solar. A fonte, limpa e renovável, reduz significantemente os custos do condomínio com eletricidade nas áreas comuns, consequentemente, diminuindo as taxas condominiais. O estudo da FGV comprovou também que as construções verdes são a melhor opção de negócios no setor imobiliário e registram valorização por metro quadrado no aluguel de 4% a 8%.

O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é o “selo verde” mais reconhecido do mundo para construções sustentáveis. No Brasil, desde 2007, há 1.400 inscrições e 552 certificados LEED emitidos pelo Green Building Council (GBC) – órgão de certificação – nas áreas do comércio, indústrias e serviços. O GBC também emite outras três certificações internacionais: GBC Casa; Condomínio GBC; e GBC Brasil Zero Energy, que visa o equilíbrio entre consumo e geração de energia elétrica.

Atualmente, o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de edificações certificadas como sustentáveis.

BB vai investir novamente em energia solar

O Banco do Brasil (BB) vai investir novamente em energia solar fotovoltaica. O banco publicou um edital de licitação para locação de usinas solares nos estados do Ceará e da Bahia. O modelo será adotado pela primeira vez nos dois estados da região Nordeste do País, mas já foi utilizado em outras regiões pelo BB, com a instalação, manutenção e distribuição de eletricidade de fontes renováveis. Segundo informações do Diário do Nordeste, as chamadas públicas terão início no dia 3 de fevereiro, por meio de pregão eletrônico.

Prevê-se que 33 agências bancárias no Ceará e 122 agências na Bahia tenham a energia elétrica que consomem compensada pela geração das novas usinas fotovoltaicas locadas. A economia esperada é de cerca de R$ 10 milhões no Ceará e de R$ 46 milhões na Bahia ao longo dos próximos 15 anos, período de contrato a ser celebrado pela licitação. Dentre as regras do edital, está prevista capacidade de geração de energia solar fotovoltaica mínima de 2 gigawatts-hora (GWh) ao ano para o Ceará e 8 GWh/ano para a Bahia. Outra regra é que o BB somente pagará após o funcionamento das usinas solares.

Com a nova licitação, o BB terá sete unidades de geração de energia solar fotovoltaica para abastecer suas atividades. A primeira delas foi contratada no ano passado e está instalada na cidade de Porteirinha, em Minas Gerais, com inauguração marcada para fevereiro deste ano.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite você também todas as vantagens da energia solar fotovoltaica e invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Com a instalação do sistema fotovoltaico na sua residência, as placas solares serão responsáveis por captar a irradiação solar durante todo o dia e transformá-la em eletricidade limpa e sustentável para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para a diminuição das emissões de gases poluentes. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse e compre online todos os equipamentos fotovoltaicos na nossa loja virtual www.sunvoltshop.com.br.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/edificios-sustentaveis-tem-taxas-de-condominio-de-15-a-25-menores-do-que-os-cobrados-em-predios-convencionais.html’

‘https://www.condominiosverdes.com.br/o-brasil-e-as-construcoes-sustentaveis/’

‘https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa-1.209/banco-do-brasil-fara-pregao-para-energia-solar-em-33-agencias-no-ceara-1.2201096’

‘https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/01/20/bb-abre-licitacao-para-contratar-energia-solar.ghtml’

Fonte da imagem: ‘https://i0.wp.com/rekvizit.info/wp-content/uploads/2016/02/master.jpg?fit=1024%2C681’

Compartilhe: