Área do Cliente

Após realizar um leilão no início do ano para comprar energia solar fotovoltaica e energia eólica, que resultou na aquisição média de 431,5 megawatts (MW), com capacidade instalada somada de até 1,2 gigawatt (GW), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou que realizará um novo leilão para a compra de geração de energia renovável. A estatal mineira agendou para 20 de setembro um leilão de energia que deverá contratar futuras usinas solares e eólicas com contratos de 10 ou 20 anos de produção elétrica renovável.

De acordo com informações do site da empresa, o leilão vai contratar usinas para início da produção a partir de janeiro de 2022, no qual a Cemig vai comprar toda a energia gerada pelo empreendimento, seja solar fotovoltaico ou eólico, considerando a porcentagem estabelecida ao leilão. O novo leilão exige que os candidatos ao certame tenham habilitado tecnicamente os seus projetos de geração de energia elétrica junto à estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) neste ano ou que cumpram com exigências mínimas, como ser gerador com, pelo menos, 1 GW em capacidade instalada ou um agente que possua capital social mínimo de R$ 500 milhões.

Ainda assim não será exigido nenhum aporte de garantias para a participação no leilão aos projetos cadastrados, todavia, os vencedores do certame serão obrigados a aportar garantias de fiel cumprimento do contrato de geração de energia conforme quantidade, preço e prazo estabelecidos. Os vencedores terão prazo até 20 de dezembro para apresentar os documentos que comprovem a viabilidade da usina solar ou eólica, caso contrário poderá ter os contratos cancelados.

O preço por megawatt-hora (MWh) gerado de energia solar fotovoltaica e eólica será livremente ofertado pelos projetos cadastrados, observando o preço inicial de cada produto. Logo, espera-se que a concorrência nesse novo leilão ajude a derrubar o preço da energia solar fotovoltaica e eólica nas usinas contratadas. Para interessados com empreendimentos para contratação via geração distribuída – com potência entre 75 quillowatts (kW) e 5 MW –, nas modalidades de Geração Compartilhada ou de Autoconsumo Remoto para consumidores do Grupo “B”, a indicação da Cemig é solicitar mais esclarecimentos junto à empresa.

A compra da energia elétrica será feita no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e o Edital de Leilão de Compra de Energia Elétrica Incentivada – Solar e/ou Eólica já está disponível no site da concessionária de energia de Minas Gerais, no qual detalha todos os procedimentos legais para participação do certame. Segundo cronograma da Cemig, a divulgação dos resultados será no dia seguinte à realização do leilão de energia, enquanto as assinaturas dos contratos serão realizadas até o dia 23 de novembro.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Se você quer aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica, invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída residencial e comece a gerar a sua própria eletricidade solar. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Tenha um sistema fotovoltaico instalado no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e gere energia através de painéis fotovoltaicos que convertem a irradiação solar em eletricidade. Economize nas próximas contas de luz usando energia solar.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico.

Fontes: ‘http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/energia/Oferta_de_Energia/Documents/2018/Compra%20LP04-2018/Apresentacao_Leilao_CemigGT_04-2018.pdf’

‘http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/energia/Oferta_de_Energia/Documents/2018/Compra%20LP04-2018/EDITAL_Compra_CEMIG%20GT%20LP04_2018.pdf’

‘http://www.efficientia.com.br/Pages/chamadapublica.aspx’

‘http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/energia/Oferta_de_Energia/Documents/2018/Compra%20LP04-2018/EDITAL_Compra_CEMIG%20GT%20LP04_2018.pdf’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53070812/cemig-gt-anuncia-novo-leilao-para-comprar-energia-solar-ou-eolica’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/08/cemig-anuncia-leilao-para-compra-de-energia-solar-e-eolica/34462’

Fonte da imagem: ‘http://www.eria.org/uploads/topics/energy_112485596.jpg”

Compartilhe: