Área do Cliente

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou que deseja comprar a produção futura de usinas eólicas e solares. A aquisição será por meio de um leilão de compra de energia elétrica, em formato ainda inédito no País, que deve oferecer aos empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica e eólica contratos de venda da produção por um período de 20 anos, a partir de 2022. A distribuidora de energia já divulgou o edital de compra e, de acordo com o cronograma, o leilão deverá ser realizado no dia 16 de maio e os contratos com os vencedores serão assinados até o dia 29 de junho.

A iniciativa da distribuidora de energia elétrica de Minas Gerais visa ampliar a quantidade de energia da companhia para atender clientes no mercado livre de eletricidade. Isso ocorre após o vencimento de concessões de quatro grandes centrais hidrelétricas da estatal no final de 2017 e com o fim de alguns contratos de compra de energia elétrica para os próximos anos. No mercado livre de energia, geradores e comercializadoras de energia elétrica podem negociar contratos entre si ou também diretamente com grandes clientes como indústrias e centros comerciais, por exemplo.

De acordo com informações do superintendente de Compra e Venda de Energia no Atacado da Cemig, Marcos Aurélio Junior, em entrevista à Reuters, a distribuidora de energia decidiu que não seria viável o investimento na construção de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica neste momento e ter o abastecimento com a energia renovável em 2022. Segundo o superintendente, ao comprar energia para revenda, a Cemig não precisa desembolsar a curto prazo o investimento necessário para as operações de uma usina fotovoltaica, permitindo manter a participação no mercado livre de energia e até mesmo, a depender do resultado do leilão, ampliar essa participação.

O leilão terá regras parecidas com as licitações promovidas pelo governo em seus Leilões de Energia Nova, para contratação de novos empreendimentos de geração de energia elétrica e abastecimento, em que as compradoras da produção das usinas são o conjunto das distribuidoras de eletricidade do País. A Cemig não divulgou a quantidade de energia solar fotovoltaica e eólica que pretende adquirir no leilão, o que dependerá também dos preços ofertados pelos vendedores. A tarifa máxima por megawatt (MW) gerado pelos projetos será divulgada pela empresa somente no dia da concorrência, apenas aos concorrentes habilitados.

Se seguir a tendência dos leilões do governo, os custos de geração de energia solar fotovoltaica e eólica devem cair e ser cada vez mais competitivos. O último leilão do governo, chamado de A-4, contratou aproximadamente 800 MW em empreendimentos renováveis aos menores preços já praticados em certames desse tipo no Brasil. A Cemig poderá comprar até 100% da energia solar fotovoltaica ou eólica do empreendimento, de acordo com a produção da usina, com contratos corrigidos pelo índice inflacionário IPCA.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? A energia solar fotovoltaica está cada vez mais competitiva e poderá abastecer mais casas em todo o território brasileiro. Se você quer aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica e gerar a sua própria energia elétrica limpa e sustentável, invista em um sistema fotovoltaico. Nós da SunVolt somos especialistas em desenvolver projetos de mini e microgeração de energia através de sistemas fotovoltaicos – produção de energia elétrica a partir da luz do sol – para residências e empresas de pequeno porte. Entre em contato conosco e peça um orçamento.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/energia/Oferta_de_Energia/Documents/2018/Compra%20LP03-2018/EDITAL_Compra_CEMIG%20GT%20LP03_2018.pdf’

‘https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1HN2V3-OBRBS’

‘http://www.valor.com.br/empresas/5457555/cemig-fara-leilao-para-compra-de-energia-eolica-e-solar’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53058181/cemig-vai-fazer-leilao-em-maio-para-comprar-energia-eolica-ou-solar’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/energia-solar-pain%C3%A9is-fotovoltaicos-868663/’

Compartilhe: