Área do Cliente

O estado do Espírito Santo poderia ser um dos líderes no setor de geração de energia elétrica renovável no País. Isso é o que afirmou o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, de acordo com artigo do Portal Solar. Segundo ele, o Espírito Santo ainda não tem uma legislação que favorece o desenvolvimento de fontes renováveis e, caso adotasse as mesmas leis de incentivo de Minas Gerais, em vigor desde 2012, o estado lideraria a geração por fontes renováveis como energia solar fotovoltaica e eólica.

“Temos sol, vento, recursos naturais e posição geográfica estratégica, mas um dos motivos que poderia de fato impactar o desenvolvimento do setor, seria a doção de uma lei de incentivo parecida com a do estado de Minas Gerais”, explicou Evangelista. Ele defende o incentivo à geração de energia solar fotovoltaica no Espírito Santo devido ao grande potencial do estado, com altos índices de irradiação solar durante todo o ano. “Para efeito de comparação, a região menos ensolarada do Brasil tem um potencial de geração maior do que a região mais ensolarada da Alemanha, país referência em energia solar no mundo. Os estados da Região Sul do país [Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina] estão entre os cinco do país com o maior número de usinas fotovoltaicas instaladas e entre os seis com as maiores potências instaladas”, disse.

Minas Gerais lidera o ranking nacional de unidades de geração distribuída de energia elétrica – sistemas geradores de eletricidade instalados em residências, prédios e propriedades rurais –, com quase 43 mil conexões e potência instalada superior a 500 megawatts (MW), segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desses, mais de 99% são sistemas fotovoltaicos, com painéis solares instalados em telhados, gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo local.

Enquanto isso, o Espírito Santo registra atualmente 3.867 sistemas de geração distribuída de mini ou microgeração, com aproximadamente 49 MW de potência instalada, ou seja, menos de 10% do total de conexões e capacidade de geração de Minas Gerais. Essa diferença dá-se principalmente pelas políticas de incentivo que a geração fotovoltaica tem em território mineiro, pioneiro nesse tipo de política pública no País.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Investir na geração de energia solar garante alta economia nas contas de luz, valoriza o imóvel onde o sistema é instalado, além de contribuir para a diminuição das emissões de gases poluentes e agravantes do efeito estufa. Mais estados devem criar mecanismos de incentivo à fonte fotovoltaica para que a população possa aproveitar todas as vantagens da energia solar.

Nós da SunVolt somos uma empresa especializada em geração de eletricidade solar, com ampla experiência no setor. Nós oferecemos soluções completas, desde o projeto até o fornecimento de equipamentos, instalação, homologação do sistema fotovoltaico junto à distribuidora de energia, como também a manutenção e monitoramento online. Peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para gerar energia elétrica através da luz do sol.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/espirito-santo-poderia-ser-lider-em-tecnologia-solar-com-incentivos-fiscais.html’

‘https://esbrasil.com.br/carlos-evangelista/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/solar-fotovoltaica-corrente-2666105/’

Compartilhe: