Área do Cliente

Mais uma empresa chinesa do setor de geração de energia solar fotovoltaica vai investir no Brasil, agora no estado de Mato Grosso. No final de janeiro, a CED Prometheus assinou um protocolo de intenções junto ao Governo do Estado do Mato Grosso e à prefeitura do município de Chapada dos Guimarães-MT, a cerca de 64 km de Cuiabá, para a instalação de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica. O investimento está estimado em US$ 330 milhões – mais de R$ 1 bilhão –, com capital 100% privado e participação da empresa da China.

A construção da usina de geração de energia solar fotovoltaica no interior do Mato Grosso deve gerar aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos somente durante o período de obras, sendo esperado novas contratações a partir do início das operações. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o documento tem o aval das gestões estadual e municipal e também dos empresários que farão parte do projeto.  Em nota, a prefeita da Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, afirmou que a escolha do município para a instalação da usina fotovoltaica de grande escala deve-se à incidência solar da região.

Com aplicação dos recursos no desenvolvimento, aquisição, engenharia e construção de uma central de produção de energia solar fotovoltaica de 300 megawatts (MW) de capacidade instalada, a energia elétrica fotovoltaica gerada pelos painéis solares da usina vai abastecer também as indústrias da região, ajudando na redução de custos com as contas de luz no setor produtivo do Mato Grosso. O custo da energia elétrica de fonte solar poderá ser de 25% a 30% mais barata para a indústria, de acordo com a federação local de empregadores.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, o estado deve ter autossuficiência energética para garantir qualidade de vida às gerações futuras. “Quando temos uma matriz de energia diversificada oferecemos mais garantia aos investidores. A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) vai fazer uma reunião apresentando aos empresários este projeto. Então, tudo isto barateia o custo para Mato Grosso, gera mais empregos e atrai investidores dando condições para que eles se instalem no Estado”, ressaltou o secretário.

O Governo de Mato Grosso não esclareceu como será a venda da energia fotovoltaica gerada pela usina. Ainda não está claro se a eletricidade solar será vendida por meio de um contrato de compra e venda (PPA) com alguma entidade pública de nível regional ou nacional, através de um mecanismo licitatório, ou se o empreendimento vai vender energia à indústria local através de contratos privados. Todavia, a intenção preliminar é que a usina fotovoltaica da Chapada dos Guimarães siga o modelo de “condomínio fotovoltaico, em que os painéis fotovoltaicos são instalados em uma área e geram energia para os consumidores que desejam comprar a fonte renovável.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou dessa novidade? Sabia que você pode gerar energia elétrica através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural? Invista já em um sistema micro ou minigeração distribuída, comece a gerar a sua própria energia elétrica limpa e renovável e economize nas próximas contas de luz. Entre em contato com um de nossos representantes e peça já o seu orçamento de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica personalizado para a sua residência. Confie somente em quem é especialista no desenvolvimento de projetos de geração de energia solar, confie na SunVolt.

Fontes: ‘http://www.mt.gov.br/noticias/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/9220914-china-investira-us-330-milhoes-para-producao-de-energia-solar-em-mt/pop_up?_101_INSTANCE_Hf4xlehM0Iwr_viewMode=print&_101_INSTANCE_Hf4xlehM0Iwr_languageId=pt_BR’

‘http://www.amm.org.br/Noticias/China-vai-financiar-projeto-de-energia-solar-em-chapada-dos-guimaraes/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/investidores-chineses-planejam-projeto-solar-de-300-mw-no-mato-grosso/’

‘https://www.cenariomt.com.br/2018/01/31/china-investira-us-330-milhoes-para-producao-de-energia-solar-em-mt/’

Fonte da imagem: ‘http://cdn.ciclovivo.com.br/wp-content/uploads/2018/01/iStock-869539046.jpg’

Compartilhe: