Área do Cliente

Os carros elétricos parecem ser a nova obsessão da indústria automotiva. A busca por autonomia cada vez maior faz com que as fabricantes invistam pesado em tecnologia. Entretanto, algumas barreiras ainda impedem que os veículos elétricos consigam uma fatia maior desse mercado, como o tempo de recarga e a limitação na distância trafegada somente com uma única carga.

Para mudar esse estigma, o grupo chinês Hanergy revelou quatro novos carros movidos a energia solar fotovoltaica, e espera que os modelos estejam disponíveis no mercado dentro dos próximos três anos. Em condições ideais, os veículos podem percorrer cerca de 80 Km com uma única carga completa, de aproximadamente cinco a seis horas no sol. A fabricante destaca que a tecnologia permite ao usuário viajar por distâncias curtas e médias sem precisar carregar baterias em estações de recarga.

Os quatro protótipos terão células solares feitos de películas flexíveis dispostas na carroceria, permitindo a recarga em qualquer lugar. No estágio atual, a taxa de conversão energética é de 31,6%. Espera-se que em 2020 essa taxa chegue a 38%, e em 2025 a 42%, tornando o carro viável, segundo a empresa.

Os painéis solares podem gerar até 10 kWh com a carga completa. As informações sobre a bateria e status de carregamento podem ser acompanhadas por um aplicativo específico para smartphone e tablets. A Hanergy afirma que, em caso de não haver luz solar ou quando o percurso for maior do que 80 km, as baterias de lítio podem ser carregadas em estações de carregamento.

A Hanergy Holding, situada em Pequim, é um braço da Hanergy Thin Film Power Group Ltd, uma fabricante chinesa de equipamentos de energia solar. O plano de fornecer protótipos de seus carros solares no ano passado foi adiado depois de ser suspenso em maio de 2015. A empresa já assinou no ano passado um acordo com a Beiqi Foton Motor Co. para o desenvolvimento ônibus de turismo e caminhões movido a energia limpa com células solares, que poderão ajudar na execução de alguns sistemas individuais.

As células solares dos carros são tecnologia da Alta Devices Inc., empresa comprada pela Hanergy em 2014. O custo desses painéis de películas ultrafinas pode cair em até 90 %, espera a empresa, quando os carros movidos a energia solar entrarem em plena linha de produção.

A promessa de carros elétricos movidos a energia solar fotovoltaica soa como uma solução quase perfeita para o uso cotidiano nas cidades. A diminuição da poluição ao não utilizar combustíveis fósseis pode revolucionar o segmento. Agora resta esperar para o possível lançamento da marca chinesa e observar como será a reação das gigantes da indústria automobilística.

 

Fontes:

http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-07-02/hanergy-unveils-solar-powered-cars-to-expand-use-of-technology

http://www.stylourbano.com.br/empresa-chinesa-hanergy-criou-carros-eletricos-autossuficientes-movidos-a-energia-solar/

http://www.gizmag.com/hanergy-solar-electric-cars/44215/

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/basta-estar-sol-para-estes-carros-ficarem-carregados/

http://www.chinadaily.com.cn/business/2016-07/05/content_25965638_5.htm

Fonte da imagem:

http://www.stylourbano.com.br/empresa-chinesa-hanergy-criou-carros-eletricos-autossuficientes-movidos-a-energia-solar/

 

Compartilhe: