Área do Cliente

A China anunciou que vai reduzir tarifas para projetos de geração de energia solar fotovoltaica a partir deste ano. Os novos empreendimentos de geração fotovoltaica poderão cobrar a sua energia acompanhando a queda nos preços dos painéis fotovoltaicos, que convertem a irradiação da luz solar em eletricidade limpa e sustentável. Atualmente, a China é um dos países que mais investem na tecnologia fotovoltaica e mais adicionam capacidade instalada solar na sua matriz energética.

Os chineses vão reduzir as tarifas básicas dos projetos de geração de energia solar fotovoltaica conectados à rede em até 15%, para 0,55 yuan por quilowatt-hora (kWh) – algo em torno de US$0,008/kWh –, de acordo com um plano publicado no site da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China. Outra boa notícia para o setor é a redução de 12% nas tarifas para sistemas de micro e minigeração distribuída solar, que cairão para 0,37 yuan. Os descontos nas tarifas médias acompanham a tendência de queda nos custos dos equipamentos fotovoltaicos, principalmente das placas solares que, segundo estimativas da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), ficaram 13% mais baratas.

Em 2017, a indústria chinesa de energia solar fotovoltaica produziu 25% mais painéis fotovoltaicos do que no ano anterior. Com a expectativa de adicionar mais 45 gigawatts (GW) de energia solar fotovoltaica neste ano, frente a uma estimativa de 51GW de 2017, o mercado chinês de energia solar vê somente prognósticos positivos à frente. As desenvolvedoras de empreendimentos solares poderão suportar os cortes tarifários já que o custo dos painéis solares poderá cair ainda mais 15% neste ano, devido ao aumento da capacidade de fabricação de produtos monocristalinos, de acordo com informações do analista da BNEF em Pequim, Jonathan Luan.

O objetivo dos chineses até 2020 é reduzir as tarifas dos sistemas de energia solar fotovoltaica conectados à rede de transmissão para equipará-las às praticadas aos usuários finais. Dentre as taxas estabelecidas pelo governo da China estão os valores pagos pelas companhias e distribuidoras de eletricidade e os subsídios fornecidos pelo governo como forma de incentivo. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma informou também que incentiva os governos regionais da China a selecionarem desenvolvedoras de usinas solares por meio de leilões.

Estrada solar

Após uma usina solar com painéis fotovoltaicos posicionados para formar a imagem de um panda – animal símbolo do país –, os chineses inauguraram “estradas solares” que absorvem luz e convertem em eletricidade. A primeira estrada tem um quilômetro de extensão e está localizada na província de Shandong, ao sul de Pequim. A via de duas pistas pode gerar até 1 milhão de kWh anualmente, o suficiente para abastecer a demanda de energia de 800 casas. Já a outra estrada solar, dessa vez com dois quilômetros de extensão, foi inaugurada na cidade de Jinan. A eletricidade solar gerada será usada para alimentar luzes de rua, outdoors, câmeras de vigilância e praças de pedágio. Outro uso será para manter aquecida a superfície da estrada e mantê-la limpa da neve durante o inverno.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Nós da SunVolt divulgamos as principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo. Se você se interessou em saber mais sobre como funciona a energia solar fotovoltaica, como gerar a própria energia elétrica em casa, como funciona os painéis solares ou quer instalar um sistema de micro ou minigeração distribuída, entre em contato conosco. Nossos especialistas estão preparados para desenvolver projetos personalizados de geração de energia solar fotovoltaica através de placas solares instaladas sobre telhados de residências, empresas ou em propriedades rurais. Comece o ano produzindo a sua própria energia limpa e sustentável por meio da luz do sol e economize nas contas de luz.

Fontes: ‘https://www.bloomberg.com.br/blog/china-reduzira-tarifas-de-novos-projetos-de-energia-solar/’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2017/12/22/china-reduzira-tarifas-de-novos-projetos-de-energia-solar.htm’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/china-reduzira-tarifas-de-projetos-de-energia-solar-iniciados-em-2018.html’

‘https://cleantechnica.com/2017/12/30/china-opens-1-kilometer-long-solar-road/’

‘https://www.pv-magazine.com/2017/12/21/china-set-to-open-2km-stretch-of-solar-powered-highway/’

Fonte da imagem: ‘http://i1.wp.com/inews.gtimg.com/newsapp_match/0/2501031160/0’

Compartilhe: