Área do Cliente

As ambições chinesas para o setor de geração de energia solar fotovoltaica estão ainda maiores. A energia solar já é uma realidade através da captação da irradiação solar pelos painéis fotovoltaicos, que transformam a luz do sol em energia elétrica limpa e renovável, seja em usinas de grande escala ou em sistemas de mini e microgeração distribuída, mas até agora apenas na Terra. Agora, a Academia de Tecnologia Espacial da China trabalha em um projeto de uma pequena usina fotovoltaica no espaço.

Segundo o jornal chinês Science and Tecnology Daily, pesquisadores já começaram os primeiros testes na cidade de Chongqing para a construção da tecnologia de geração de energia solar fotovoltaica no espaço. A expectativa é que seja possível gerar energia solar independente das condições climáticas, já que a matriz fotovoltaica da estação espacial ficará fora da atmosfera. Os chineses querem realizar testes com essa nova tecnologia antes de 2025.

A usina solar interestelar, que orbitará a 36 mil quilômetros da Terra, deve ter a base experimental iniciada em 2021. O cronograma dos pesquisadores prevê que até 2030 a usina solar no espaço aumente a produção e atinja a marca de megawatt de geração de energia elétrica. O mais ambicioso é que, até 2050, os chineses querem que a produção de energia atinja os gigawatts de potência. A publicação afirma que, “uma vez que possa superar a tecnologia de energia solar espacial, espera-se que isso resolva gradualmente a crise de energia que a sociedade humana enfrenta e obtenha energia limpa inesgotável e sustentável”.

Para tornar viável o projeto da usina solar fotovoltaica espacial, a proposta inicial de especialistas chineses é a criação de uma espécie de “fábrica espacial”, na qual os componentes necessários seriam produzidos por impressoras 3D e montados com ajuda de robôs. De acordo com o jornal chinês, esse seria o atual foco das pesquisas em andamento. Outro grande desafio está relacionado ao peso da estrutura da usina de geração de energia solar fotovoltaica no espaço. Para efeito de comparação, a Agência Internacional Espacial, a maior construção espacial, pesa aproximadamente 400 toneladas, enquanto a estrutura geradora de energia poderia chegar a dezenas de milhares de toneladas.

A eletricidade solar gerada pela usina no espaço seria enviada para a Terra a partir de um receptor de micro-ondas ou a laser, todavia, ainda não está definido qual método será usado e se poderia causar algum efeito negativo sobre a atmosfera terrestre. O governo da China projeta que, se o projeto der resultados positivos, até mesmo áreas remotas e de difícil acesso do planeta poderão aproveitar as vantagens da energia solar e serem abastecidas pela energia renovável. Isso seria possível pois a captação da luz solar poderia acontecer durante 99% do tempo em órbita da usina solar espacial, a uma intensidade seis vezes maior do que uma usina fotovoltaica tradicional.

Iniciativas

Apesar de ambicioso, não é tão impossível quanto parece. O Japão já cogita a possibilidade de geração de energia no espaço há uma década e estuda meios de trazer a produção de energia elétrica à Terra. Até mesmo a construção de uma usina na Lua já foi cogitada anteriormente. Segundo publicação do site Tecmundo, os Estados Unidos também pesquisam sobre o assunto, por meio do Departamento de Energia do seu programa espacial.

O Instituto de Tecnologia da Califórnia anunciou em 2018 um protótipo capaz de captar energia solar no espaço e transmiti-la para a Terra com o auxílio de placas extremamente leves. A tecnologia solar já tem sido aplicada na área espacial para alimentar espaçonaves há muitos anos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar poderá representar um grande avanço científico na geração de energia elétrica fora do nosso planeta. Enquanto não chegamos a esse ponto, aproveite as vantagens da energia solar e tenha o seu próprio sistema fotovoltaico gerando eletricidade solar limpa e renovável na sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade e economize nas suas contas de luz.

Entre em contato conosco e peça o seu orçamento. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia solar fotovoltaica, instalação, homologação, manutenção e assistência técnica.

Fontes: ‘https://www.smh.com.au/world/asia/plans-for-first-chinese-solar-power-station-in-space-revealed-20190214-p50xtg.html’

‘https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/02/china-tem-planos-de-construir-estacao-de-energia-solar-no-espaco.html’

‘https://www.tecmundo.com.br/ciencia/138952-china-planeja-construir-usina-energia-solar-espaco-2025.htm’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2019/02/china-planeja-lancar-primeira-usina-espacial-energia-solar-mundo/35728’

Fonte da imagem: ‘https://d3cdtxx03omvla.cloudfront.net/2230123_1550195846549.png’

Compartilhe: