Área do Cliente

A China continua a ampliar a sua matriz elétrica renovável, com grandes investimentos na geração de energia a partir do sol. Os chineses aprovaram o primeiro lote de projetos de geração de energia solar fotovoltaica e eólica sem subsídios governamentais, conforme informações da agência de notícias Reuters. Esse tipo de empreendimento de geração de energia elétrica renovável sem subsídios já soma capacidade instalada total de 20,76 gigawatts (GW), segundo a agência de planejamento chinesa.

O movimento segue ao programado pelo país no início do ano, que já prometia lançar uma série de projetos de geração de energia elétrica de fonte solar e eólica sem subsídios neste ano, como uma forma de enfrentar um acúmulo de atrasos no pagamento de incentivos e de aproveitar a forte queda nos custos do setor. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) reforçou o pedido a empresas de distribuição para que assinem contratos de longo prazo para compra de energia renovável junto aos operadores.

Ao todo, foram aprovados pela NDRC 168 projetos de geração de energia solar fotovoltaica sem subsídios e 56 projetos de usinas eólicas, além de 26 projetos-piloto de geração distribuída renovável, em 16 cidades e regiões chinesas. Até abril, a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica já superava 130 GW na matriz energética chinesa, enquanto a energia eólica somava 280 GW, segundo informações oficiais.

Telhado solar em Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame – uma das atrações turísticas mais visitadas da França – pode ter um telhado solar capaz de gerar e fornecer energia elétrica aos prédios mais próximos. Esse é o conceito criado por um escritório de arquitetura local para reconstrução da igreja, que teve o telhado e parte da torre principal destruídas por um incêndio em abril deste ano. A ideia sustentável vai de encontro aos mais tradicionais, que desejam a reconstrução conforme a obra original.

A proposta, do escritório francês Vincent Callebaut Architectures, prevê vigas de madeira reforçadas com fibra de carbono cobertas por um telhado de vidro com uma camada fotovoltaica embutida. Os painéis seriam capazes de captar a irradiação solar e gerar eletricidade que seria armazenada em células de combustível de hidrogênio localizadas dentro da catedral. Além do sistema fotovoltaico, as entradas de ar também ajudariam a melhorar a ventilação e reduziriam os gastos com energia.

Este é somente um dos designs submetidos ao governo francês, que criou um concurso internacional para reconstruir a Catedral de Notre-Dame.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Sabia que você também pode aproveitar as vantagens da energia solar e ter painéis fotovoltaicos no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural gerando eletricidade solar durante todo o dia? Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Garanta alta economia nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável e sem emissões de gases poluentes.

Continue acessando o nosso site e fique por dentro das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘https://extra.globo.com/noticias/economia/china-aprova-207-gw-em-projetos-de-energia-solar-eolica-sem-subsidios-23684799.html’

‘https://www.jb.com.br/economia/2019/05/1001039-china-aprova-20-7-gw-em-projetos-de-energia-solar-e-eolica-sem-subsidios.html’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2019/05/novo-telhado-de-notre-dame-ira-gerar-energia-solar-e-alimento/36162’

‘https://www.revistaplaneta.com.br/arquitetos-do-mundo-propoem-telhados-ecologicos-para-notre-dame/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9lulas-solares-solar-painel-solar-594166/’

Compartilhe: