Área do Cliente

A Companhia Hidro Elétrica de São Francisco (Chesf) iniciou os estudos com a usina solar fotovoltaica flutuante de Sobradinho, na Bahia, de acordo com reportagem da Agência Brasil. A usina solar flutuante está pronta e deve entrar em operação ainda neste mês para. Agora, além da geração hidrelétrica, as águas do Rio São Francisco vão também gerar eletricidade solar a partir dos painéis fotovoltaicos instalados sobre flutuadores – modelo de geração concentrada de energia solar fotovoltaica ainda pioneiro no Brasil. 

De acordo com a Chesf, o objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto de geração fotovoltaica em reservatórios para que esse modelo possa participar de leilões de venda de energia e ser reproduzido em outras usinas hidrelétricas ou até mesmo em rios. “Isso pode ser muito bem replicado em lugares onde o Brasil é rico em rios, na Amazônia e regiões do Centro-Oeste, por exemplo. Estamos criando uma oportunidade”, conforme explica o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf, José Bione. Ele afirma que, quando o projeto estiver operando, a usina solar fotovoltaica flutuante terá capacidade de gerar energia elétrica suficiente para abastecer cerca de 20 mil casas populares. 

A plataforma flutuante já instalada em Sobradinho tem 7,3 mil painéis solares, ocupando uma área de 10 mil metros quadrados, com capacidade de geração de 1 megawatt-pico (MWp). Deverão ser instalados outros 4 MWp em 2019. Quando atingir a potência de 5 MWp, a usina fotovoltaica flutuante de Sobradinho deverá contar com 35 mil módulos fotovoltaicos e ocupar 50 mil metros quadrados sobre as águas do reservatório. O investimento total da Chesf é de R$ 56 milhões. 

Estudos 

Os técnicos da Chesf vão estudar a eficiência da tecnologia fotovoltaica aplicada ao reservatório, pois os painéis fotovoltaicos são resfriados naturalmente pela água e pelo vento, como também os impactos ambientais do empreendimento. “A planta de 1 MWp aparentemente não faria interferência, mas se ampliarmos para usinas de 30 MWp ou 100 MWp é preciso ver o comportamento da fauna aquática”, explicou Bione.  

Para entrar em funcionamento, serão instalados contêineres de conversão de energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada, para poder enviar às linhas de transmissão da usina hidrelétrica. Segundo o gerente de pesquisa da Chesf, essa é outra vantagem da instalação de usinas de geração de energia solar fotovoltaica em reservatórios, já que é possível utilizar a infraestrutura de transmissão existente, reduzindo, inclusive, as perdas de energia no processo.  

Para o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, em visita ao empreendimento no final do mês de novembro, a usina fotovoltaica flutuante de Sobradinho é uma iniciativa que, além de testar a capacidade da fonte, também pretende criar uma cultura de inovação. “Não só para quem produz energia, mas também para quem fabrica equipamentos para o desenvolvimento da fonte solar. Com isso, poderemos ampliar a infraestrutura e aumentar a nossa produção de energia”, afirmou. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

O que você achou desta novidade? A energia solar fotovoltaica apresenta diversas vantagens, principalmente poder gerar eletricidade limpa e renovável nos mais diversos modelos de geração. Aproveite a luz do sol e tenha painéis fotovoltaicos gerando energia solar na sua casa, empresa e até mesmo em propriedades rurais. Entre em contato conosco e invista em um sistema fotovoltaico. Nós da SunVolt somos especialistas quando o assunto é geração de energia solar, desde o projeto, passando pela instalação, homologação e até manutenção de sistemas fotovoltaicos. A energia solar vai garantir alta economia nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e você estará contribuindo para um futuro mais sustentável e com menos emissões de gases poluentes. 

Fontes: ‘http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-11/chesf-inicia-estudo-com-plataformas-solares-no-lago-de-sobradinho’ 

‘https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/11/28/internas_economia,722158/plataforma-solar-flutuante-em-barragem-de-hidreletrica-e-pioneira.shtml’ 

‘https://gizmodo.uol.com.br/usina-solar-flutuante-rio-sao-francisco/’ 

‘https://www.folhape.com.br/economia/economia/energia/2018/11/29/NWS,88989,10,719,ECONOMIA,2373-CHESF-INICIA-ESTUDO-COM-PLATAFORMAS-SOLARES-LAGO-SOBRADINHO.aspx’ 

Fonte da imagem: ‘http://imagens.ebc.com.br/wHowEQ4kqwXVYFdZZ-5O8jhugHQ=/754x0/smart/http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/slcrz_mme_abr_281120182125.jpg?itok=wMb8ZFeb’

Compartilhe: