Área do Cliente

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) promoveu um seminário inédito no País para aproximar o setor de distribuição de energia elétrica e os empreendedores do mercado fotovoltaico. O evento foi realizado em Belo Horizonte e teve como objetivo discutir a regulação e os processos de solicitação e planejamento da tecnologia de microgeração fotovoltaica. Segundo informações da companhia de energia, os pedidos de conexão de projetos de até 5 megawatts (MW) em 2018 já é cinco vezes maior que nos anos anteriores. 

Seguindo a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para efetuar a ligação de sistemas de geração distribuída é necessário que o consumidor solicite à concessionária local o acesso à rede de distribuição, e hoje a Cemig é a maior distribuidora em número de conexões de microgeração – sistemas com potência instalada de até 75 kW –, com mais de 6 mil instalações. Na abertura do seminário, foi ressaltada a área de concessão da distribuidora de energia, que detém 24% da potência instalada brasileira, e que a iniciativa buscava fortalecer a parceria entre a companhia e as empresas de geração distribuída. 

“Toda pessoa pode deixar de ser um simples consumidor e pode ser um gerador. Mas ele não é um gerador clássico.  Ele compensa o seu próprio consumo e, eventualmente, constitui créditos para consumos futuros”, afirmou o gerente de Regulação Técnica e Comercial, Pedro Henrique Fantini Vieira, ao falar sobre as vantagens da geração distribuída. Fantini também comentou a possível revisão na regulamentação da geração distribuída. “A Aneel abriu uma primeira fase de discussão no primeiro semestre de 2018 para saber dos agentes do setor o que precisa ser atualizado, que já mandaram suas contribuições. Agora, estamos caminhando para uma segunda fase, que é a análise do impacto regulatório até o momento, seja para consumidores, agentes do setor ou distribuidoras”, afirmou. 

Usina fotovoltaica em escola pública mineira 

A Cemig e o Governo do Estado de Minas Gerais inauguraram a primeira usina de geração de energia solar fotovoltaica em uma escola pública estadual mineira. A microusina fotovoltaica foi instalada na Escola Estadual Pandiá Calógeras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, como também todo o sistema de iluminação foi substituído por lâmpadas LED para garantir maior eficiência energética e, consequentemente, economia nas contas de luz da instituição de ensino. 

A iniciativa faz parte do Programa Energia Inteligente da Cemig, que prevê a instalação de outras 99 usinas de geração de energia solar fotovoltaica em escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte até o final de 2020. De acordo com o analista de eficiência energética da Cemig, Neander Lima, a usina fotovoltaica tem potência de 5 quilowatts-pico (kWp) e foi projetada para aproveitar o espaço disponível no telhado da escola. Ele afirma que os painéis fotovoltaicos podem gerar energia solar por até 12 horas por dia. 

Aliada à substituição da iluminação, a usina fotovoltaica poderá trazer economia de energia elétrica na ordem de até 56%. Além da economia de luz, a instalação das usinas fotovoltaicas nas instituições de ensino mineiras deve aproximar os alunos da nova tecnologia voltada à sustentabilidade e aumentar o conhecimento sobre fontes limpas, afirmou o analista. De acordo com um comunicado da distribuidora de energia elétrica de Minas Gerais, o investimento total deverá ser de aproximadamente R$ 12 milhões para a instalação dos painéis solares e da substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

Quer aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica e gerar a sua própria eletricidade solar na sua casa, empresa ou propriedade rural? Entre em contato conosco e saiba como você pode ter o seu próprio sistema fotovoltaico através de painéis solares instalados no telhado da sua residência, captando a luz do sol e transformando-a em energia elétrica todos os dias. Economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para a diminuição das emissões de gases poluentes, invista em um sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica. 

Continue acessando o nosso site e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo. 

Fontes: ‘http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/cemig-e-a-primeira-companhia-do-setor-a-apresentar-processos-a-empresas-de-minigeracao.aspx’ 

‘http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/cemig-inaugura-primeira-microusina-fotovoltaica-em-escola-publica-estadual.aspx’ 

‘https://www.jm1.com.br/politica/cemig-inaugura-1a-microusina-fotovoltaica-em-escola-publica-estadual.html’ 

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/painel-solar-solar-fotovoltaicos-1982691/’

Compartilhe: