Área do Cliente

O estado do Ceará terá um programa dedicado à geração de energia solar fotovoltaica para a agricultura familiar. A informação foi divulgada pelo site do Governo do Ceará, que aponta que a administração local está planejando um projeto de grande escala que incluirá o desenvolvimento agrícola na região aliado à sustentabilidade ambiental. A estratégia seria viabilizar a instalação dos painéis fotovoltaicos em telhados nas propriedades rurais para fomentar a geração distribuída nesses locais mais distantes e com menor infraestrutura de transmissão de energia elétrica.

O governador do Ceará, Camilo Santana, junto de uma equipe técnica, explicou o projeto durante um bate-papo online. “Temos uma grande vocação e a ideia é fazer um ótimo programa de geração de energia solar para a agricultura familiar no Ceará. Aproveitaremos o telhado da residência do trabalhador rural e instalaremos painéis solares”, explicou Camilo. “Já criei uma lei que isenta as pequenas gerações do imposto sobre o consumo (ICMS) e o produtor rural pode usar essa energia gerada tanto em suas atividades agrícolas quanto na venda. Estamos formatando um projeto pioneiro no Brasil na área rural de geração de energia solar “, concluiu.

Todavia, o governo cearense ainda não disponibilizou mais informações sobre como funcionará esse programa de incentivo à geração de energia solar fotovoltaica destinado à agricultura familiar.

Financiamento para três plantas solares no Brasil

A Atlas Renewable Energy anunciou que obteve financiamento de um total de US$ 152 milhões – aproximadamente R$ 600 milhões – para três projetos de geração de energia solar fotovoltaica de grande escala no Brasil. O financiamento foi obtido através do Banco do Nordeste (BNB), com o respaldo de uma soma equivalente de garantias bancárias comerciais do banco BTG Pactual, Banco do ABC Brasil e do Bradesco, de acordo com informações do site PV Magazine. Somadas, as usinas fotovoltaicas terão capacidade instalada de mais de 300 megawatts-pico (MWp).

Cada planta fotovoltaica recebe um contrato de PPA (Power Purchase Agreement) de 20 anos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). PPA são contratos de longo prazo para comprar eletricidade de uma fonte limpa e renovável, como no caso da energia solar fotovoltaica, a uma taxa pré-determinada. As usinas solares estão localizadas na região Nordeste, especificamente na Bahia para as usinas de São Pedro e Juazeiro, e no Ceará para a usina do Sol do Futuro.

O complexo solar de São Pedro é o primeiro empreendimento solar da Atlas Renewable Energy no País, com capacidade instalada de 67,1 MWp em duas plantas secundárias. Já as usinas de Juazeiro e Sol do Futuro estão em fase de testes e deverão entrar em plena operação nos próximos meses. Ainda deverá ser acrescentado mais 1,5 gigawatt (GW) solar, que a empresa planeja expandir nos próximos três anos em toda a América Latina. Ao todo, já há 1,2 GW de projetos contratados em desenvolvimento, construção ou operação.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou destas novidades do setor fotovoltaico? Aproveite você também as vantagens da energia solar e tenha o seu próprio sistema fotovoltaico gerando energia elétrica solar através de painéis solares instalados no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural. Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento. Nós somos especialistas em desenvolver projetos fotovoltaicos de geração de energia elétrica a partir da captação da irradiação solar. Oferecemos soluções de ponta a ponto: projeto, fornecimento de equipamentos, instalação, homologação na distribuidora de energia, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘https://www.ceara.gov.br/2019/03/19/governador-anuncia-programa-de-geracao-de-energia-solar-para-agricultores-familiares/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/ceara-vai-promover-programa-de-geracao-de-energia-solar-para-as-familias-agricolas/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/atlas-renewable-energy-obteve-152-milhoes-de-dolares-em-financiamento-para-3-usinas-solares-no-brasil/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53093236/atlas-obtem-us-152-mi-para-financiar-tres-projetos-solares-com-o-bnb’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/photos/photovoltaic-solar-energy-renewable-352670/’

Compartilhe: