Área do Cliente

O estado do Ceará tem crescido na produção de energia solar fotovoltaica. O Ceará ocupa agora a segunda posição como maior produtor de energia solar do Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), divulgados pelo Portal Solar. O estado possui 829,1 megawatts (MW) de capacidade instalada de matriz fotovoltaica, considerando os projetos em operação (132 MW), as usinas em construção (413 MW), e a produção contratada em leilões de energia (283,7 MW). Em primeiro lugar no ranking está o Piauí, com 989,9 MW.

Em terceiro lugar no ranking figura outro estado do Nordeste, a Bahia, com 776,8 MW, que já tem volume em operação maior do que o Ceará, 652,2 MW, enquanto outros 123,6 MW estão programados para serem construídos. O Ceará também apresentou crescimento no mercado livre de energia. Segundo informações da consultoria brasileira Greener, o estado já é considerado o terceiro em potencial de geração de energia solar para o mercado livre de energia, no qual o produtor vende a eletricidade diretamente ao consumidor, definindo previamente quantidade e preço, com capacidade de produzir 433 MW de eletricidade solar.

No ano passado, o Ceará adicionou aproximadamente 81 MW fotovoltaicos na sua matriz elétrica, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A promessa é que o estado adicione 1,3 GW em projetos de usinas solares e eólicas à sua matriz energética nos próximos anos.

Geração de emprego no setor fotovoltaico

O setor fotovoltaico pode gerar mais de 120 mil novas vagas de emprego no Brasil em 2020. Essa é a projeção da Absolar, que avalia que os novos investimentos no setor poderão ultrapassar R$ 19,7 bilhões somente neste ano, somando a geração distribuída – sistemas fotovoltaicos em telhados de residências – e a geração centralizada – de grandes usinas solares. A expectativa é encerrar este ano com o acumulado de 250 mil vagas de empregos no setor desde 2012.

“Este será mais um ano radiante para o mercado solar fotovoltaico brasileiro, repleto de oportunidades e trazendo progresso ao Brasil. A solar fotovoltaica é a fonte renovável mais competitiva do País, sendo uma forte locomotiva para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com geração de emprego e renda, atração de investimentos, diversificação da matriz elétrica e benefícios sistêmicos para todos os consumidores brasileiros”, afirmou o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Sabia que você também pode ter o seu próprio sistema de geração de energia solar instalado na sua casa, empresa ou propriedade rural? Economize já nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um meio ambiente mais sustentável. Tenha painéis solares gerando eletricidade a partir da luz do sol durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre online todos os equipamentos para geração de energia solar. Somos especialistas em geração de energia solar e oferecemos soluções completas, desde o projeto até o fornecimento e instalação dos equipamentos fotovoltaicos, homologação junto à distribuidora de energia local, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/ceara-ganha-segunda-posicao-como-o-maior-produtor-de-energia-solar-do-pais.html’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/energia-solar-alavanca-capacidade-instalada-no-ceara.html’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/energia-solar-vai-gerar-mais-de-120-mil-empregos-no-brasil-em-2020-projeta-absolar.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-assembl%C3%A9ia-4541309/’

Compartilhe: