Área do Cliente

A CASACOR São Paulo deste ano está trazendo quatro ambientes com integração de sistemas fotovoltaicos para geração de energia limpa e renovável a partir da luz do sol. A mais completa mostra de arquitetura, decoração e design tem mostrado preocupação com sustentabilidade desde a edição de 2015 e desde então incentiva os profissionais da área da construção a investir em tecnologias renováveis e de eficiência energética. As informações foram divulgadas pelo site casa.com, da organização do evento.

Quatro profissionais apostaram em diferentes abordagens e implementações dos painéis solares para garantir a geração e uso de energia solar dentro dos ambientes, na organização e visita do público. O primeiro ambiente trouxe uma casa de 190 m2, construída no conceito de casa modular, com um sistema fotovoltaico instalado no telhado. O sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica tem cinco placas solares para absorver a luz do sol e convertê-la em energia corrente (contínua) para um inversor, que transforma a energia elétrica produzida em corrente alternada.

O segundo ambiente é uma varanda ao ar livre de uma casa, mas desta vez os painéis fotovoltaicos foram instalados sobre poltronas. Os módulos solares, além de garantir a produção de energia elétrica através da luz do sol, garantem uma sombrinha aos visitantes que se sentarem no mobiliário. Quem visita o evento ainda pode carregar o celular com a eletricidade solar produzida pelas placas.

Já o terceiro ambiente é uma loja com conceito altamente sustentável, pois foi projetada com sistema de montagem e desmontagem econômico e que gera pouco descarte. Nela, também foram instalados quatro painéis solares no telhado, sendo esse sistema de microgeração responsável pela geração e abastecimento de energia interno do local.

Por último, um espaço de 600 m2, divido em três ambientes (living, lounge do restaurante e salão principal), com duas “árvores solares” OPTrees na parte externa, que permitem aos visitantes carregarem seus celulares utilizando eletricidade solar. Essas OPTrees são estruturas que lembram a forma de uma palmeira, em que cada “folha” é um painel com células fotovoltaicas para captação da irradiação solar e geração de energia. Essa tecnologia foi desenvolvida pela fabricante de equipamentos fotovoltaicos Sunew e já foi utilizada na última edição do Rock in Rio.

Garagem com placas solares no teto

Ainda na CASACOR, também foi apresentado uma garagem com um sistema fotovoltaico no teto para recarregar baterias de veículos elétricos e híbridos. A tecnologia foi apresentada pela Sunew em parceria com a Engie. A estrutura suporta os painéis fotovoltaicos orgânicos (OPV, na sigla em inglês), uma tecnologia de painéis mais flexíveis, que se adaptam mais facilmente a qualquer superfície, e que tem sido empregada pela Sunew em edifícios verdes, um conceito que busca neutralizar a pegada de carbono dos principais centros urbanos.

A fabricante dos painéis fotovoltaicos orgânicos destacou que a garagem com células solares é uma solução para residências que não tem estrutura necessária para suportar as placas solares tradicionais.

A CASACOR 2019 vai até o dia 4 de agosto em São Paulo. O evento, que está em sua 33a edição, fica aberto ao público de terça a sábado, das 12h às 21h, no Jockey Club de São Paulo e os ingressos podem ser comprados na bilheteria do local ou pela internet.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou da energia solar como tendência e a possibilidade de estar integrada aos mais variados ambientes? Siga você também os exemplos da CASACOR 2019 e tenha o seu próprio sistema fotovoltaico instalado no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Garanta alta economia nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e siga essa tendência sustentável.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://casa.abril.com.br/feiras-e-mostras/placas-solares-fornecem-energia-limpa-para-a-casacor-sp-2019/’

‘https://casa.abril.com.br/bem-estar/arvores-solares-o-design-e-a-sustentabilidade-promovem-energia-solar/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/2019/07/22/sunew-y-engie-presentan-en-brasil-un-carpot-solar-para-recarga-de-coches-electricos/’

‘https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/

Fonte da imagem: ‘https://abrilcasa.files.wordpress.com/2019/06/4-painel-fotovoltaico-casacor-sao-paulo-2019.jpg?quality=95&strip=info&w=1024&h=768’

Compartilhe: