Área do Cliente

A capacidade instalada de energia solar fotovoltaica na matriz elétrica mundial deverá crescer 142 gigawatts (GW) neste ano. É o que aponta o relatório 2020 Global Photovoltaic Demand Forecast, produzido e publicado pela provedora global de informações IHS Markit, no qual indica um aumento de 14% no volume das instalações fotovoltaicas em comparação ao ano passado, número também sete vezes superior à capacidade fotovoltaica adicionada pelo mundo em 2010.  

Os analistas indicam que a China continua sendo uma incerteza e preveem uma possível desaceleração na geração fotovoltaica chinesa e no continente europeu para este ano. O relatório destaca também um aumento dos investimentos indianos em geração de energia solar fotovoltaica. Em comparação com 2010, ano em que apenas sete países tinham mais de 1 GW de capacidade fotovoltaica instalada, sendo a maioria na Europa, o estudo prevê que mais de 43 países ultrapassem a marca histórica de 1 GW fotovoltaico em suas matrizes elétricas até o final de 2020. 

Em comunicado à imprensa, o diretor de tecnologias limpas e renováveis da IHS MarkitEdurne Zoco afirmou que mais um ano com crescimento de dois dígitos é a prova do potencial fotovoltaico na última década. “Se os anos 2010 foram a década de inovação tecnológica, grandes reduções de custos, grandes subsídios e predominância de alguns mercados, o ano de 2020 marca a década de projetos solares não subsidiados em [países] emergentes, diversificação e expansão da demanda de instalações solares em todo o mundo, novos participantes corporativos e crescente competitividade frente às fontes de energia tradicionais”, disse Zoco. 

Os Estados Unidos continuarão sendo o segundo maior mercado solar do mundo neste ano, conforme a IHS Markit. Os estados da Flórida, Carolina do Norte e Nova York vão seguir o exemplo da Califórnia e do Texas e investir cada vez mais na fonte fotovoltaica, fazendo com que os Estados Unidos aumentem em 20% a capacidade instalada de energia solar. 

Usina solar de Lagoa, na Paraíba 

A empresa portuguesa de energia EDP Renováveis (EDPR) afirmou ter fechado acordo de 19 anos para compra e venda da eletricidade gerada em sua usina solar de Lagoa, na Paraíba, que deve iniciar a produção em 2022. Segundo a companhia de energia, a usina de geração de energia solar fotovoltaica no Nordeste brasileiro terá capacidade total de produção de 66 megawatts (MW). A usina solar de Lagoa aumentará a matriz elétrica fotovoltaica da empresa, que projeta capacidade solar de 1,3 GW a partir de 2022. As informações foram divulgadas pelos portais Exame e Uol. 

Assim como o complexo solar que será instalado no Rio Grande do Norte e uma usina fotovoltaica em São Paulo, a usina de Lagoa também foi viabilizada por meio de contratos privados de compra e venda da produção de eletricidade solar. A venda da produção futura no mercado livre de energia gerou um forte crescimento no número de projetos de geração de energia renovável no País. Isso significa que grandes clientes podem negociar diretamente com o gerador de energia a quantidade e custo da eletricidade para abastecimento de suas atividades. 

A meta da produtora de energia portuguesa é atingir 7 GW de capacidade renovável até 2022, sendo que 5,3 GW já estão assegurados em projetos anunciados, incluindo as instalações fotovoltaicas no Brasil. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

A fonte solar fotovoltaica vai continuar crescendo em ritmo acelerado em 2020. Aproveite você também todas as vantagens da energia solar: economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um meio ambiente mais verde e com menos emissões de gases poluentes. Tenha o seu próprio sistema fotovoltaico com painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e comece a gerar eletricidade limpa e renovável a partir da captação da irradiação solar durante todos os dias para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. 

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou aproveite o lançamento da nossa loja virtual e adquira já todos os equipamentos para gerar energia solar.  

Acesse: www.sunvoltshop.com.br 

Fontes: ‘https://news.ihsmarkit.com/prviewer/release_only/slug/bizwire-2020-1-7-solar-installations-to-grow-by-additional-142-gw-in-2020-seven-times-the-worlds-total-solar-installations-a-decade-ago' 

https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/o-mundo-instalara-148-gw-de-nova-energia-fotovoltaica-em-2020/' 

https://exame.abril.com.br/negocios/edp-fecha-acordo-para-venda-de-energia-solar-gerada-no-brasil/' 

https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2020/01/13/edpr-fecha-acordo-para-venda-de-energia-solar-gerada-no-brasil.htm' 

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-sistema-solar-4522955/' 

Compartilhe: