Área do Cliente

A capacidade instalada de energia solar fotovoltaica deverá ultrapassar todas as demais fontes de geração de energia elétrica, exceto o gás, até o ano de 2040. Essa é a previsão do mais recente relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), chamado World Energy Outlook (Perspectiva para a Energia Mundial, na tradução do inglês) para 2040. O estudo aponta que toda a capacidade instalada de energia solar no mundo deve ficar em torno de 3 terawatts (TW) até 2040, superando todas as outras fontes renováveis de energia. 

A energia solar fotovoltaica vai superar a capacidade instalada de combustíveis fósseis como carvão e energia nuclear, mas, pela previsão, ainda não deve ultrapassar a geração de energia a gás ainda em 2040. Nesse cenário, a agência aponta que a energia solar fotovoltaica vai ultrapassar a geração de energia eólica antes de 2025, enquanto a geração hidrelétrica será ultrapassada em 2030. Somente nas mais otimistas previsões a energia solar consegue adicionar mais capacidade instalada do que o gás até 2040. 

Embora o prognóstico já seja bastante positivo para o setor fotovoltaico, deve-se lembrar também que a AIE costuma ser bastante ponderada sobre o crescimento da energia solar na matriz elétrica mundial, e nos últimos anos foi adicionada mais capacidade solar do que o previsto pela agência. O fato até gerou crítica por parte do consultor sênior em mobilidade elétrica da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Auke Hoekstra, devido às sucessivas previsões abaixo da realidade. 

A geração de energia elétrica deve aumentar em cerca de 60% entre 2017 e 2040 para garantir o abastecimento de um quarto da demanda de energia primária, de acordo com a agência. Prevê-se também que os custos da geração de energia solar fotovoltaica caiam em mais de 40% até 2040, sustentando um crescimento exponencial na matriz energética mundial liderado principalmente pela China, Índia e Estados Unidos. O relatório aponta ainda que a nova demanda por energia elétrica vai exigir investimento global de mais de US$ 2 trilhões ao ano, sendo que as escolhas políticas feitas pelos governos de todas as localidades do planeta vão determinar como será o sistema energético do futuro. 

Emissões de gases poluentes 

A parte mais preocupante do relatório produzido pela AIE é a previsão de que as fontes fósseis como carvão, petróleo e gás ainda continuarão a desempenhar um papel importante no abastecimento mundial nos próximos anos. A agência aponta que, após três anos com os níveis controlados de emissões de dióxido de carbono (CO2) – gás poluente e agravante do efeito estufa –, em 2017 as emissões de CO2 aumentaram 1,6% e que é suscetível a continuar a subir “em uma tendência lenta até 2040”, o que seria preocupante para os objetivos do Acordo de Paris, que visa diminuir as emissões de poluentes e o aquecimento global. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

A energia solar fotovoltaica tem um grande futuro e todas as análises de tendências apontam que em alguns anos será a maior fonte de geração de energia elétrica. Se você já tem interesse em aproveitar essa tecnologia, entre em contato conosco e descubra as vantagens da energia solar fotovoltaica. Tenha painéis solares gerando energia limpa e renovável na sua residência, empresa ou propriedade rural todos os dias. Economize nas suas contas de luz e valorize o seu imóvel com um sistema de mini ou microgeração distribuída de fonte solar. 

Continue acompanhando o nosso site e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo. 

Fontes:‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/aie-world-energy-outlook-capacidade-fotovoltaica-ultrapassara-todas-as-fontes-de-geracao-menos-gas-ate-2040/’ 

‘https://www.abc.net.au/news/2018-11-13/international-energy-agency-world-energy-outlook-2018/10491734’ 

‘https://www.spglobal.com/platts/en/market-insights/latest-news/electric-power/111318-global-power-demand-to-rise-60-by-2040-iea-weo-2018’ 

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53081172/investimentos-em-energia-devem-exigir-us-2-tri-ao-ano-aponta-aie’ 

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/renov%C3%A1veis-energia-3337989/’

Compartilhe: