Área do Cliente

A capacidade total de energia solar fotovoltaica no mundo poderá atingir 8,5 terawatts (TW) de potência até 2050, segundo o relatório Global Energy Transformation: A Roadmap to 2050 (Transformação da Energia Global: um Roteiro para 2050, na tradução livre do inglês), publicado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). O estudo aponta ainda que a eletricidade solar deverá ser responsável por cerca da metade da demanda mundial de energia elétrica nos próximos 30 anos, frente aos 20% de atualmente.

O prognóstico dos especialistas da IRENA – baseado em políticas energéticas atuais e planejadas – traça uma rota agressiva, porém, tecnicamente viável para o amplo crescimento da energia solar fotovoltaica como líder das renováveis na matriz elétrica mundial nas próximas décadas. O crescimento da fonte fotovoltaica deve ser impulsionado pela transição dos veículos movidos a combustíveis fósseis para os modelos híbridos e totalmente elétricos – diversos países já estabeleceram data para completar essa transição –, uso da eletricidade para aquecimento e resfriamento, como também o surgimento de hidrogênio verde, alimentado por energia renovável.

A agência estima que as fontes limpas de energia elétrica atinjam a capacidade instalada global de 20 TW em 2050, representando dois terços da matriz energética mundial, sendo que a energia solar fotovoltaica e a energia eólica deverão representar maior parte dessa capacidade, com potência de 8,5 TW e 6 TW, respectivamente. A geração anual total de energia a partir de fontes renováveis deverá aumentar de 7.000 terawatts-hora (TWh), atualmente, para 47.056 TWh em 2050, de acordo com o relatório.

Segundo o novo diretor da IRENA, Francesco La Camera, a energia solar é a solução mais eficaz e viável disponível para reverter a tendência de aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), gás altamente poluentes e agravante do efeito estufa. Conforme avalia o executivo, a transição para as fontes renováveis de energia faz sentido econômico, com mais investimentos e geração de empregos no setor. La Camera ainda destaca que a adoção de políticas para promover uma transição justa e inclusiva podem maximizar os benefícios para diversos países, o que proporcionaria maior acesso à energia elétrica para regiões com baixa infraestrutura.

Mesmo destacando todos os benefícios e vantagens das fontes renováveis, o relatório aponta que as emissões de CO2 continuaram a crescer nos últimos cinco anos, a uma média de 1% ao ano. E, para atingir as metas climáticas globais, seria necessário a diminuição de 70% abaixo do nível atual de poluição até 2050, o que exigirá aumento significativo e políticas mais agressivas de investimento em geração de energia renovável. Intensificar a transição levaria à economia global em até US$ 160 trilhões em 30 anos, evitando custos de saúde, subsídios de energia e danos climáticos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A expansão da energia solar fotovoltaica em todo o mundo trará diversos benefícios ao clima, sendo de grande ajuda para atingir as metas climáticas e de redução do aquecimento global, além de possibilitar maior acesso à energia e descentralizar a geração de eletricidade. Aproveite você também as vantagens da energia solar e invista no seu próprio sistema fotovoltaico para a sua residência, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis fotovoltaicos gerando energia elétrica limpa e sustentável durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.irena.org/publications/2019/Apr/Global-energy-transformation-A-roadmap-to-2050-2019Edition’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/a-energia-solar-mundial-pode-chegar-a-8-500-gw-em-2050-de-acordo-com-a-irena/’

‘https://petrosolgas.com.br/capacidade-de-energia-solar-mundial-pode-chegar-a-8-500-gw-ate-2050/’

‘http://canalenergia.com.br/noticias/53095659/eletrificacao-e-renovaveis-sao-a-chave-para-clima-seguro-aponta-irena’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/energia-renov%C3%A1vel-3711199/’

Compartilhe: