Área do Cliente

A capital do Mato Grosso do Sul (MS) criou um programa para incentivar a produção e uso de energia solar fotovoltaica. A Prefeitura de Campo Grande sancionou e publicou no Diário Oficial do Município, na última semana de junho, a lei de Política Municipal de Estímulo e Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar de Campo Grande. Segundo informações do jornal Correio do Estado, essa lei visa incentivar a geração fotovoltaica e térmica, fomentar a sustentabilidade ambiental e racionalizar o consumo de energia elétrica em Campo Grande.

Conforme o texto sancionado, o objetivo é estimular, “como forma de diminuir o consumo das diferentes fontes de energia, os investimentos e a implantação dos sistemas de energia solar quando houver viabilidade técnica e econômica, contribuindo para a segurança e diferenciação energética, a economia na demanda, consumo e nos gastos com energia a redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa e consequente melhoria na qualidade de vida”.

A lei propõe ampliar o uso da energia solar e estimular atividades utilizando a fonte renovável, diminuindo o consumo de fontes fósseis no município. A prefeitura planeja incentivar parcerias entre os órgãos municipais, estaduais e federais para prover tecnologicamente os empreendimentos beneficiados pela lei, aumentando a economicidade, produtividade e eficiência tecnológica na capital do Mato Grosso do Sul. O Poder Público municipal deseja aumentar a competitividade e atrair mais empresas à região para o desenvolvimento de empreendimentos que utilizem a fonte solar, como também identificar áreas com dificuldades de abastecimento elétrico e investir em geração fotovoltaica por meio de painéis solares.

Segundo o vereador Junior Longo, autor do projeto, “o poder público estando em consonância com essa nova modalidade, que é uma forma de energia limpa, precisa cada vez mais incentivar: adotando em suas obras, nas suas licitações de obras, sendo um dos parâmetros, a energia solar. Isso pode trazer uma economia enorme para a administração Pública e também para as pessoas tanto físicas quanto jurídicas que queriam adotar a energia solar”.

Usina solar no Ceará

O Complexo do Pecém, no estado do Ceará, recebeu uma usina de microgeração distribuída de energia solar fotovoltaica. De acordo com informações da entidade, a usina solar possui 189 módulos fotovoltaicos com capacidade de geração de até 104.600 quilowatts-hora (kWh) ao ano. A economia nas tarifas energéticas está estimada em R$ 84 mil ao ano, com retorno do investimento (payback) em menos de cinco anos.

Além dos benefícios econômicos que os painéis solares geram, a fonte solar ainda ajuda na preservação ambiental e no combate às emissões de poluentes. A quantidade de dióxido de carbono (CO2) poupada por causa da usina solar foi calculada em 25,9 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 104 árvores.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Leis de incentivo à geração de energia solar fotovoltaicas são importantes para o crescimento da fonte no País. Aproveite você também as vantagens da energia solar e invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um mundo mais verde e sustentável.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre todos os equipamentos fotovoltaicos em um só lugar.

Fontes: ‘https://correiodoestado.com.br/economia/prefeitura-cria-programa-que-incentiva-uso-e-geracao-de-energia-solar/373737’

‘https://correiodoestado.com.br/arquivo/confira-os-detalhes-da-lei-no-documento/482429’

‘http://www.complexodopecem.com.br/complexo-do-pecem-ganha-usina-de-energia-solar-no-mes-do-meio-ambiente/’

‘https://www.ceara.gov.br/2020/06/22/complexo-do-pecem-ganha-usina-de-energia-solar-no-mes-do-meio-ambiente/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9lula-solar-sistema-solar-sun-4106401/’

Compartilhe: