Área do Cliente

A fabricante chinesa de painéis solares em Campinas BYD vai implantar a partir do dia 23 de março um segundo turno de trabalho para aumentar a produção dos equipamentos fotovoltaicos no País. Isso é o que revela uma reportagem do jornal Correio, que aponta que a fabricante de placas fotovoltaicas decidiu manter o planejamento de expansão como resultado de um prognóstico positivo do mercado brasileiro. A expansão prevista pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) é de 5,4 gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração solar fotovoltaica neste ano.

A BYD Campinas fechou o ano passado com a marca de 1 GW em potência instalada produzida em painéis solares, correspondendo a cerca de um terço do mercado nacional. Um estudo da consultoria brasileira Greener, realizado no quarto trimestre do ano passado, apontou que a BYD já é a segunda marca de equipamentos fotovoltaicos mais utilizada no mercado nacional. Segundo o diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD no Brasil, Adalberto Maluf, “2020 será o ano da energia solar no Brasil”.

O fortalecimento da legislação em benefício da geração distribuída, a queda nos preços das células fotovoltaicas de maior eficiência energética, a renovação do programa de incentivos à indústria de semicondutores e a decisão de zerar impostos sobre a importação da célula pesaram na decisão da empresa de dobrar a produção. “A expectativa é que este novo cenário reduza os custos da produção dos módulos nacionais entre 10% a 15%”, afirmou Maluf. A fábrica de Campinas, instalada há três anos, opera atualmente com um turno. Setenta novos trabalhadores foram contratados e a empresa dobrou a compra de insumos para assegurar o crescimento da produção. “É hora de apostarmos no aumento local da produção, reduzir os custos, e ter mais capacidade de competição com o produto importado”, concluiu.

Nós da SunVolt já tínhamos divulgado que a BYD de Campinas planejava dobrar a produção neste primeiro semestre, porém, ainda não havia uma data específica, pois a fabricante esperava definições do mercado antes de tomar uma decisão.

Expectativas para geração distribuída

A Greener lançou um artigo no qual analisa o mercado de geração distribuída a médio e longo prazo no Brasil. O artigo toma como base o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2029, no qual projeta a instalação acumulada de aproximadamente 10 GW de eletricidade solar até o fim de 2029. A partir do ano que vem, haverá um predomínio das instalações fotovoltaicas residenciais, com encolhimento da geração remota.

O PDE 2029 se mostra mais conservador para o mercado fotovoltaico, pois a expectativa do PDE 2027 já foi superada no ano passado. Nesse novo cenário, conforme a Greener, o setor atingiu 1,9 GW de capacidade instalada em 2019, uma média de 0,8 GW ao ano, até 2020. Todavia, no ano passado, o mercado comercializou 1,3 GW de sistemas fotovoltaicos, o que demonstra a grande probabilidade de as estimativas serem superadas em breve.

A Greener conclui que, enquanto a década anterior foi de criação e maturação inicial da modalidade de geração distribuída no Brasil, a década atual será de suma importância para o amadurecimento e solidificação do mercado, possivelmente para definir qual o real tamanho desse mercado no País. O artigo ainda afirma que o setor pode passar por períodos de incertezas em função de possíveis discussões regulatórias, enquanto não houver um marco legal para trazer segurança jurídica ao setor, reivindicação essa já propalada pela Absolar.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Quer aproveitar todas as vantagens da energia solar e gerar a sua própria eletricidade na sua residência? Economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais verde e sustentável. Invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural e comece a produzir a sua própria energia elétrica limpa para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Ou aproveite nossa loja online www.sunvoltshop.com.br e compre todos os equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica.

Fontes: ‘https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/03/campinas_e_rmc/910841-energia-solar-deve-aumentar-260.html’

‘http://www.byd.ind.br/noticias/fabrica-da-byd-em-campinas-abrira-mais-um-turno-de-trabalho/’

‘https://www.greener.com.br/expectativas-para-a-gd-pde-2029/?utm_campaign=divulgacao_artigo_futuro_gd_-_duplicado&utm_medium=email&utm_source=RD+Station’

Fonte da imagem: ‘https://envolverde.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/byd-campinas-china.jpg’

Compartilhe: