Área do Cliente

O interesse do brasileiro por gerar a sua própria energia elétrica através da luz do sol ganha cada vez mais força. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), divulgado pelo site Metrópoles, a ideia de usar a captação da irradiação solar para gerar eletricidade vem caindo no gosto dos brasileiros e, no último semestre, registrou crescimento de 45% na procura por sistemas fotovoltaicos, mesmo em meio à pandemia.

A tecnologia fotovoltaica pode gerar economia nas contas de luz de até 98%. Por isso, os consumidores buscam instalar os painéis solares em suas casas, empresas e propriedades rurais, mesmo durante o isolamento social, já que famílias inteiras estavam em suas residências consumindo mais energia elétrica. De acordo com o presidente do conselho da Absolar, Ronaldo Koloszuk, “essa medida é um reflexo do que já vem acontecendo há 7 anos. Nos anos anteriores, a média do crescimento era de 231%, mas mesmo com a pandemia as pessoas estão procurando o serviço”.

No ano passado, a geração fotovoltaica representava 22,9% do investimento nacional em energias renováveis. A partir da queda gradual nos custos da tecnologia solar e o aumento da conscientização socioambiental, conforme destaca a publicação, a tendência é que o setor fotovoltaico ganhe ainda mais destaque no País. A associação aponta ainda que, no acumulado dos últimos 12 meses, o uso de energia solar fotovoltaica triplicou no Brasil.

“Hoje temos 381 mil unidades consumidoras, isso representa 0,4% do total de conta de luz existente no país e 1,6% da matriz elétrica brasileira. A expectativa é que em 2040 a energia solar chegue a 32% da matriz elétrica, passando, até mesmo, das hidrelétricas que ficaram com 29%”, afirma Koloszuk. Ele destaca ainda que a fonte solar está entre as mais baratas do mundo. “O custo-benefício é fantástico, você faz o investimento e tem um retorno de 25% ao ano, em 4 anos você já tem 100%”, explica.

Payback

O presidente do conselho da Absolar deu ainda um depoimento pessoal das vantagens da energia solar. “Antes de instalar a energia solar eu pagava em média R$800 na conta de luz, agora pago por volta de R$ 45”, comenta. Essa diferença economizada garante o retorno do investimento (payback) no sistema fotovoltaico entre cinco a sete anos, dependendo da localização e dimensões do sistema, podendo ser até em menor tempo. Como as placas solares possuem garantia padrão de eficiência (desempenho) de 25 anos, significa que após o período de payback, o consumidor terá ainda muitos anos de economia pela frente.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você está entre as pessoas que desejam gerar a própria energia elétrica através de painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, não perca tempo, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Nós somos especialistas em geração de energia solar em casas, empresas e propriedades rurais, com grande experiência em proporcionar soluções completas aos nossos clientes.

Fontes: ‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/procura-por-energia-solar-cresce-45-durante-pandemia-de-covid-19.html’

‘https://www.metropoles.com/brasil/meio-ambiente-brasil/procura-por-energia-solar-cresce-45-durante-pandemia-de-covid-19’

‘https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/energia-solar-acelera-transicao-energetica/’

‘https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/procura-por-energia-solar-cresce-45-durante-pandemia-de-covid-19/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/painel-solar-no-telhado-de-uma-casa-4795730/’

Compartilhe: