Área do Cliente

Brasília-DF terá novos veículos elétricos para transporte coletivo. A capital federal colocou em operação quatro novos ônibus 100% elétricos da fabricante BYD – que possui fábrica de veículos elétricos em Campinas, no interior de São Paulo – do modelo D9W e carroceria Marcopolo, com autonomia de até 250 quilômetros. Segundo informações do Portal Solar, os ônibus elétricos serão incorporados pela Viação Piracicabana, que soma seis veículos totalmente elétricos em operação em Brasília.

A fabricante dos ônibus elétricos afirma que cada unidade vai deixar de emitir 110 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera ao ano. Assim, os modelos elétricos são alternativas sustentáveis para o transporte coletivo em cidades como Brasília, ao mesmo tempo em que continuam viáveis para o modelo de negócios. Segundo o diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, a mobilidade elétrica é de suma importância em políticas verdes. “Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente e nos custos das empresas”, disse.

Ainda de acordo com Von Schneider, “os veículos comerciais a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades. Sendo assim, a substituição por uma energia limpa, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, impactando diretamente na saúde da população, como faz com que as empresas de ônibus tenham um custo operacional menor”.

As baterias para armazenamento de energia têm tempo de recarga total de cerca de quatro horas e serão recarregadas no pátio da própria viação. Outra vantagem, destacada pelo instrutor de treinamento da empresa de transportes, Jonatas Moura, é o conforto ao dirigir um modelo totalmente elétrico. “Não tem barulho, calor ou troca de marchas. Dessa forma, o motorista se cansa menos”, explica Moura.

BYD

A BYD afirma que os ônibus elétricos produzidos em sua fábrica instalada em Campinas – onde é feita a montagem dos modelos D9A, D9W, D7M e D11B –, movidos a baterias de fosfato ferro-lítio (LifePO4), são grandes instrumentos para redução das emissões de poluentes e gases causadores do efeito estufa. A fabricante ainda ressalta que o custo operacional dos ônibus 100% elétricos é menor do que os modelos convencionais a diesel. Outra vantagem destacada pela BYD é o menor número de peças nos veículos elétricos, o que reduz a necessidade de manutenção.

WEG

A multinacional fabricante especializada em motores elétricos WEG passou a investir na produção de veículos elétricos e na conversão de motores tradicionais para sistemas elétricos, por meio de uma parceria com a Volkswagen. A ideia é que a WEG forneça motores elétricos e inversores para alguns modelos produzidos pela montadora alemã.

“Com o movimento da eletrificação, existe no Brasil um nicho a ser explorado. A parceria não mudará o principal negócio da catarinense, que trabalha sobretudo com veículos pesados. Isso porque ainda é um aceno a um negócio ainda incipiente. “Esse mercado de conversão de automóveis pode surgir com o tempo”, afirma o diretor superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A mobilidade elétrica, aliada à geração de energia através da luz do sol, vai garantir um futuro sustentável e com menos emissões de poluentes.

Se você tem interesse em gerar a sua própria energia elétrica através de painéis solares, entre em contato conosco da SunVolt e descubra como a sua residência, empresa ou propriedade rural pode ter um sistema fotovoltaico instalado, gerando eletricidade solar para autoconsumo durante todo o dia. Economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um mundo mais verde.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/brasilia-coloca-quatro-onibus-100-eletricos-da-byd-em-operacao.html’

‘http://www.byd.ind.br/noticias/brasilia-coloca-mais-quatro-onibus-byd-100-eletricos-em-operacao/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53142242/brasilia-coloca-mais-quatro-onibus-eletricos-em-operacao’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/alem-de-atuar-em-energia-solar-weg-passa-a-produzir-veiculos-eletricos.html’

Fonte da imagem: ‘https://i1.wp.com/motormais.com/wp-content/uploads/2020/07/BYD-D9W_BSB-2.jpg?resize=600%2C400’

Compartilhe: