Área do Cliente

A geração distribuída de fonte solar fotovoltaica acaba de atingir mais uma marca importante no Brasil. O País ultrapassou os 300 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, conforme aponta os mais recentes dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Atualmente o Brasil registra 303.999 unidades consumidoras com sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração distribuída, que geram eletricidade através do sistema de compensação para 379.292 unidades consumidoras.

A potência instalada somente dos sistemas fotovoltaicos de geração distribuída é de 3,6 gigawatts (GW) e, de acordo com o Portal Solar, representa investimentos acumulados desde 2012 de mais de R$ 18,2 bilhões, com mais de 108 mil novos empregos gerados nesse período. Se levar em consideração todas as fontes de geração de energia elétrica da modalidade descentralizada, a fotovoltaica representa 99% das 304,4 mil usinas somando centrais geradoras hidrelétricas (94 unidades), eólicas (63) e térmicas (258). A potência instalada total da geração distribuída no País é de 3,8 GW.

Conforme aponta a Absolar, os consumidores residenciais representam 72,5% dos sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil. Em segundo lugar, o setor de comércio e serviços representa 17,7% do número de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica instalados, seguido por consumidores rurais (6,8%), indústrias (2,6%), poder público (0,4%) e outros tipos, como serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%). Em capacidade instalada, o setor de comércio e serviços representa 39,1% do total, seguido pelos consumidores residenciais (38%), consumidores rurais (12,7%), indústrias (8,8%), poder público (1,2%) e outros tipos (0,12%).

Crescimento

Segundo a Absolar, nos últimos doze meses foram adicionados 162 mil novos sistemas fotovoltaicos de geração distribuída no Brasil, um crescimento de mais de 130% em relação ao último ano. No trimestre anterior ao início da pandemia, entre os meses de dezembro de 2019 e fevereiro deste ano, o aumento nas conexões fotovoltaicos foi de 52,2 mil, um acréscimo de 30%. A tecnologia fotovoltaica agora chega em mais de 5 mil municípios e em todos os estados brasileiros, o que revela a intenção da população em economizar nas contas de luz através da utilização da luz do sol.

O presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, prevê que a fonte solar vai continuar a crescer nesse período pós isolamento social mais severo. “Nas crises de 2015 e 2016, o PIB do Brasil foi inferior a -3,5% ao ano, mas o setor solar fotovoltaico cresceu mais de 100% ao ano. Agora, passada a fase mais aguda da atual pandemia, a energia solar fotovoltaica irá novamente alavancar a recuperação do Brasil. A solar será parte da solução, tanto para a nossa sociedade, quanto para o meio ambiente”, explicou.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você procura por economia nas contas de luz, deseja valorizar o seu imóvel e ainda reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera, invista já em um sistema fotovoltaico de microgeração para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Ao instalar os módulos fotovoltaicos na sua propriedade, o sistema fotovoltaico já começa a captar a irradiação solar durante todo o dia para transformá-la em eletricidade para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Fique livre dos sucessivos aumentos nas contas de luz, entre em contato conosco da SunVolt e peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/brasil-ultrapassa-marca-de-300-mil-sistemas-fotovoltaicos-de-geracao-distribuida-conectados-a-rede.html’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/brasil-ultrapassa-marca-de-300-mil-sistemas-fotovoltaicos-de-geracao-distribuida-conectados-a-rede.html’

‘https://canalenergia.com.br/noticias/53148568/geracao-solar-distribuida-ultrapassa-300-mil-sistemas-no-brasil’

Fonte da imagem: ‘https://cdn0.scrvt.com/fb8496fd305492cbfa1c87030c44a4e8/821df00016af4129/74b1ee4b1fd4/Heizungsarten_Solartechnik_Wissen_Photovoltaikanlage.jpg’

Compartilhe: