Área do Cliente

O Brasil ultrapassou a marca de 200 mil sistemas de geração distribuída de fonte solar fotovoltaica. Segundo dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as unidades geradoras de energia solar de mini e microgeração somam 200.953, gerando créditos para abatimento nas contas de luz de 252.539 unidades consumidoras. A potência instalada dos sistemas de geração distribuída totaliza 2,3 gigawatts (GW). Essas informações foram celebradas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), entidade que representa o setor fotovoltaico no País.

A fonte fotovoltaica representa 99,8% de todas as conexões de mini e microgeração no Brasil, com investimentos acumulados na ordem R$ 11,9 bilhões desde 2012 – ano da regulamentação da modalidade de geração de energia elétrica. Apesar da ótima marca, o mercado de sistemas fotovoltaicos em residências, empresas, prédios públicos e propriedades rurais ainda tem muito a crescer. São cerca de 84 milhões de consumidores de energia elétrica em todo o Brasil, todavia, o número de sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração distribuída representa apenas 0,3% desse mercado.

O futuro do mercado é promissor, conforme relatou o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk. “Há uma boa perspectiva de melhorar este quadro no País, dado que o Governo Federal e o Congresso Nacional sinalizaram que pretendem desenvolver a geração distribuída a partir do sol”, disse em entrevista ao jornal Diário do Nordeste. Na comparação com países desenvolvidos como Austrália, Estados Unidos e Japão, o Brasil tem apenas 10% ou 20% das conexões de geração distribuída dessas nações, que já superaram a marca de 1 milhão de sistemas fotovoltaicos.

“O próximo passo agora é construir um marco legal transparente, estável, previsível e justo, que desfaça a insegurança jurídica que paira sobre o mercado e que reforce a confiança da sociedade em um futuro com mais liberdade, prosperidade e sustentabilidade para os consumidores e a população”, acrescentou o presidente-executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A geração distribuída (mini e microgeração) foi regulamentada pela Aneel em 2012 e desde então permite ao consumidor investir em um sistema fotovoltaico para geração de eletricidade a partir da luz do sol em residências, indústrias, comércios e propriedades rurais. Ao investir no sistema fotovoltaico, os painéis solares instalados no telhado da propriedade captam a luz do sol durante todo o dia, transformando-a em eletricidade solar para autoconsumo local. Caso a energia elétrica produzida não seja consumida imediatamente, o excedente não é perdido, pois é injetado na rede elétrica, gerando créditos junto à distribuidora de energia local para abatimento nas contas de luz do titular do sistema.

Ao investir na tecnologia fotovoltaica, a economia nas contas de luz pode chegar a 98%, dependendo do tamanho do sistema, com retorno do investimento entre cinco a sete anos. Os painéis solares também têm altíssima duração, com garantia de padrão de eficiência (desempenho) de 25 anos, e possuem baixa necessidade de manutenção. Ao instalar um sistema fotovoltaico, além da economia gerada, há também a valorização do imóvel, fora o ganho ambiental por investir em uma fonte renovável.

Gostou? Aproveite todas as vantagens da energia solar. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre com total segurança todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/03/12/brasil-alcanca-marca-de-200-mil-instalacoes-de-energia-solar-distribuida.ghtml’

‘https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa-1.209/brasil-ja-tem-200-mil-conexoes-de-geracao-distribuicao-de-energia-solar-1.2221953’

‘https://clickpetroleoegas.com.br/aneel-anuncia-que-brasil-superou-os-23-gw-de-capacidade-de-geracao-solar-instalada/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/solar-energia-solar-4824555/’

Compartilhe: