Área do Cliente

O Brasil acaba de superar a marca histórica de meio milhão de sistemas de mini e microgeração distribuída somente de fonte solar. De acordo com dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o País atingiu a marca de 511.605 conexões de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, na qual o próprio consumidor pode gerar a sua eletricidade a partir do sol, com sistemas de que variam em potência até, no máximo, 5 megawatts (MW). A capacidade instalada somada já está próxima dos 6 gigawatts (GW), sendo de 5,92 GW neste momento.

Uma das vantagens de possuir um sistema fotovoltaico residencial, por exemplo, é a possibilidade de gerar energia elétrica para compensação da tarifa em um imóvel diferente do qual estão instalados os painéis fotovoltaicos. A Aneel revela que 643.785 unidades consumidoras recebem os créditos gerados pelos sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração distribuída, ou seja, muitos desses consumidores geram eletricidade solar e a injetam na rede elétrica para abatimento nas contas de luz de outras unidades consumidoras.

De acordo com um comunicado do presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, a potência instalada da fonte solar somente de geração distribuída no Brasil – 5,9 GW atualmente – em operação nos telhados e fachadas de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos já equivale a mais de um terço da potência de Itaipu.

Energia solar em Campinas-SP

Ainda de acordo com dados compilados da Aneel, a cidade de Campinas, interior de São Paulo, registra 2.471 sistemas de geração de energia solar fotovoltaica na modalidade distribuída. Desses sistemas, é gerado eletricidade solar para 2.810 unidades consumidoras por meio do sistema de compensação de energia. A potência instalada somada dos sistemas fotovoltaicos campineiros é 21 MW.

Os sistemas fotovoltaicos residenciais em Campinas são maioria. A classe residencial registra 2.225 sistemas fotovoltaicos, com potência de 11,4 MW. Já os sistemas de geração de energia solar instalados em comércios seguem em segundo lugar no município. A classe comercial corresponde pode 211 unidades geradoras, com potência de 9 MW. Em seguida estão: o setor rural, com 15 sistemas de capacidade somada de 346 quilowatts (kW); setor industrial, com 11 unidades e 360 kW; poder público, oito unidades, 224 kW; e o serviço público, com um sistema fotovoltaico de 25 kW.

Solar para enfrentar crise hídrica

Alguns veículos da mídia eletrônica como o Diário do Poder e o site institucional da Absolar trazem notícias e artigos nos quais defendem o uso da energia solar fotovoltaica como alternativa à crise hídrica que estamos enfrentando. Os textos defendem os incentivos à fonte renovável, principalmente em contraponto ao uso das termelétricas, altamente poluentes e caras, que oneram a conta de luz dos brasileiros – atualmente em bandeira vermelha.

Uma das publicações, inclusive, denuncia um suposto lobby das termelétricas no País, que visaria inviabilizar a energia solar. Todavia, são unânimes os argumentos de que a energia solar ajudaria e evitaria apagões, além de proporcionar energia elétrica mais barata ao consumidor brasileiro.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A geração distribuída de energia solar fotovoltaica não para de crescer e quebrar marcas históricas no Brasil. Ainda mais em momentos de baixa nos níveis dos reservatórios, a energia solar é uma alternativa ao consumidor para fugir dos aumentos nas tarifas elétricas, garantir o abastecimento e trazer economia nas contas de luz.

Se você quer aproveitar todas essas vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural.

Fontes: ‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM4NjM0OWYtN2IwZS00YjViLTllMjItN2E5MzBkN2ZlMzVkIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9’

‘https://diariodopoder.com.br/claudio-humberto-home/risco-de-apagao-nao-muda-apoio-da-aneel-para-aniquilar-geracao-solar’

‘https://www.absolar.org.br/noticia/fontes-de-energias-eolica-e-solar-poderiam-evitar-o-risco-de-racionamento-no-brasil/’

Fonte da imagem: ‘https://www.pexels.com/photo/focused-young-professional-engineer-installing-solar-panel-4254164/’

Compartilhe: