Área do Cliente

O Brasil será o primeiro país com energia 100% renovável do mundo. Isso é o que afirmou o ex-executivo da Tesla, Marco Krapels, que ocupava o posto de vice-diretor de Expansão de Energia Solar da companhia. Kraples, que abriu uma empresa de baterias móveis no Brasil, deu uma entrevista ao portal Época Negocíos, na qual falou sobre sua carreira, sustentabilidade, baterias para armazenamento de energia e projetou o potencial do mercado brasileiro na geração e uso de energias renováveis.

“Eu acredito que, no futuro, cada casa, cada prédio, cada estabelecimento comercial terá uma bateria capaz de armazenar energia renovável. E nunca mais usaremos combustíveis fósseis”, disse. O empresário de origem holandesa começou sua carreira na Solar City – companhia fundada por Lyndon Rive, primo de Elon Musk, da Tesla –, sendo responsável pelo primeiro projeto de “rodovia elétrica” movida a energia solar fotovoltaica, entre as cidades norte-americanas de São Francisco e Los Angeles.

Durante a entrevista, Krapels projetou que, com o desenvolvimento das fontes solar fotovoltaica eólica, associado ao armazenamento da eletricidade com o uso de sistemas de baterias, o Brasil deverá se tornar a primeira grande nação do mundo a utilizar 100% de energia renovável. O empresário acredita que os sistemas de baterias são peças-chave para o desenvolvimento pleno das matrizes fotovoltaica e eólica. Segundo ele, com as variações climáticas, a fonte hidrelétrica sofre com a diminuição dos reservatórios, o que a torna imprevisível. Por isso, as fontes renováveis como a energia solar e a eólica são mais vantajosas.

A ideia dele é trocar os geradores a diesel de todos os prédios, empresas e grandes estabelecimentos comerciais por sistemas de baterias a base de lítio. Além de servir como back-up de energia elétrica, as baterias podem também oferecer uma gestão inteligente de energia, permitindo que as empresas comprem energia, tanto das distribuidoras, quanto de fontes renováveis, quando é mais barata – geralmente de madrugada –, armazená-la e consumi-la nos horários de pico, quando a energia é mais cara.

Eletrificação do planeta

Krapels explicou que a energia solar e a energia eólica estão 80% mais baratas do que há dez anos, igualmente à queda dos custos das tecnologias de armazenamento desse tipo de energia. Ele projeta que, com a queda dos preços, em dez anos a combinação das fontes solar e eólica e baterias será a forma mais barata de energia elétrica. A conclusão do entrevistado é de que o Brasil não vai precisar de nenhuma fonte de energia importada, pois o território nacional tem sol, vento e rios. Para ser autossuficiente, Krapels argumenta que só faltam as baterias.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou da opinião do Marco Krapels? Se você quer gerar a sua própria energia elétrica e ficar livre dos aumentos nas tarifas de energia elétrica, invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Com painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, você não precisa, necessariamente, de baterias para armazenar a produção, pois quando o sistema fotovoltaico gera eletricidade solar a mais do que o consumo da sua família ou atividade profissional, a energia é injetada na rede elétrica e gera créditos para abatimento nas suas contas de luz.

Aproveite todas as vantagens da energia solar. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/10/o-brasil-sera-o-primeiro-pais-com-energia-100-renovavel-do-mundo.html’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/09/17/ex-executivo-da-tesla-chega-ao-brasil-com-aposta-em-baterias.htm’

‘https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-09-17/ex-tesla-executive-decamps-to-brazil-and-bets-big-on-batteries’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9lulas-solares-tecnologia-energia-1624664/’

Compartilhe: