Área do Cliente

O Brasil segue em sua expansão e uso da energia solar fotovoltaica. Em artigo publicado no Diário do Nordeste, o articulista do jornal Egídio Serpa revelou que a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) informou à coluna que o País ultrapassou a marca histórica de 9 gigawatts (GW) de potência operacional de fonte solar em usinas de geração distribuída e centralizada, englobando desde pequenos e médios sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e terrenos, até grandes usinas fotovoltaicas, com centenas ou até milhares de placas solares captando a luz solar para geração de eletricidade limpa e renovável.

O avanço da fonte no Brasil é resultado da combinação de leilões de energia para a contratação de grandes usinas solares, empreendimentos fotovoltaicos de iniciativa privada e da geração própria em residências, empresas e propriedades rurais. Uma das principais vantagens de investir em energia solar é a economia nas contas de luz, principalmente em épocas de bandeira vermelha, nas quais o preço da eletricidade é o mais caro no País. No segmento de geração centralizada, a coluna informa que a capacidade instalada é de 3,3 GW, já a geração distribuída, na qual qualquer consumidor pode ter o seu próprio sistema fotovoltaico, registra 5,7 GW de potência.

A capacidade solar instalada, inclusive, já representa mais do que a soma de toda a potência de termelétricas a carvão e usinas nucleares (5,6 GW) na matriz elétrica nacional.

Usina solar de 700 MW

De acordo com uma publicação da Absolar, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu Despachos de Requerimento de Outorga (DRO) para um complexo fotovoltaico de 700 megawatts (MW) de potência a ser instalado no município de Barro Alto, em Goiás. O complexo solar terá 14 usinas fotovoltaicas. A Aneel também concedeu o DRO a outras cinco usinas de geração de energia solar fotovoltaica, com potência instalada somada de 161 MW no estado do Ceará. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

O DRO é um documento que permite ao agente solicitar informações de acesso às concessionárias de energia elétrica e ao Operador Nacional do Sistema (ONS), como também consultar licenças e autorizações de órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental.

Manifestação

Segundo revela o jornal Tribuna de Minas, está prevista uma manifestação no dia de hoje (8 de junho) a favor da votação do projeto de lei da Geração Distribuída (PL n.º 5.829/2019), que cria um marco legal ao setor. O relator do projeto, o deputado Lafayette Andrada, afirmou à publicação que já negocia com o presidente da Câmara, Arthur Lyra, para acelerar a votação devido à importância da matéria. “Ainda mais em um momento que uma crise hídrica e energética se aproxima”, destacou o relator.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Se você busca por economia nas suas tarifas elétricas e quer ficar livre dos aumentos nas contas de luz, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua residência e comece a captar a irradiação solar durante todo o dia para transformá-la em eletricidade solar para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Se a energia solar gerada não for consumida imediatamente, ela é injetada na rede elétrica e se transforma em créditos para abatimento nas contas posteriores.

Aproveite todas as vantagens da energia solar, entre agora em contato conosco da SunVolt e peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa/energia-solar-brasil-ja-tem-9-gw-de-potencia-operacional-1.3094702’

‘https://www.absolar.org.br/noticia/aneel-concede-dro-para-complexo-solar-de-700-mw-em-goias/’

‘https://tribunademinas.com.br/especiais/colunas/painel/07-06-2021/manifestantes-cobram-aprovacao-de-projeto-de-energia-solar.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/pain%C3%A9is-solares-energia-pain%C3%A9is-4976541/’

Compartilhe: