Área do Cliente

A energia renovável fotovoltaica, a tecnologia que converte a radiação solar em eletricidade, é a aposta para baratear a energia na região da Amazônia e evitar que pequenos municípios do interior fiquem sem energia. O Brasil agora aposta em energia híbrida, aproveitando a estrutura já existente, como a das hidrelétricas, utilizando as subestações e linhas de transmissão para a implantação de usinas eólicas e painéis fotovoltaicos

O projeto pioneiro de exploração de energia fotovoltaica em lagos de usinas hidrelétricas foi lançado no início de março na Hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. As placas fotovoltaicas foram instaladas sobre flutuadores no reservatório e vão gerar um megawatt (MW) de energia. A previsão é que seja ampliada a potência de geração para cinco megawatts, o que seria suficiente para abastecer 9 mil casas, por exemplo. A inserção de flutuadores em lagos não é algo novo, já existe na Europa, porém, o que torna o projeto brasileiro inovador é o aproveitamento das estruturas das hidrelétricas.

A expectativa é que o país amplie a geração de energia solar. Ainda pequena, a energia solar na matriz energética brasileira deve crescer nos próximos anos, podendo chegar a patamares de 5 a 10%.

 Outro projeto semelhante é da Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, cuja geração de energia deve ser a mesma de Balbina.

 No estado de São Paulo deve ser inaugurado em maio deste ano, na cidade de Rosana, mais uma usina de energia fotovoltaica. Estão sendo instalados 100 painéis rígidos flutuantes de 250 W cada um e 180 flexíveis flutuantes de 144 W cada. A área ocupada pelas placas flutuantes é de aproximadamente 500 m², e o reservatório possui 2.250 Km².

Fontes:

http://www.setorenergetico.com.br/energia/sp-segue-na-linha-de-usina-solar-flutuante-a-partir-de-maio/13842/

http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2016/03/brasil-avanca-nas-propostas-de-geracao-hibrida-de-energia-eletrica

http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-03/brasil-inaugura-primeira-usina-solar-flutuante-do-mundo-em-lago

https://barcelosnanet.com/na-amazonia-energia-solar-sera-usada-pra-diminuir-uso-de-diesel/

Fonte da imagem:

http://www.setorenergetico.com.br/energia/sp-segue-na-linha-de-usina-solar-flutuante-a-partir-de-maio/13842/

Compartilhe: