Área do Cliente

O Brasil é o mercado mais interessante para investimentos no setor fotovoltaico na América Latina. Isso é o que aponta o mais recente relatório publicado pela Wood Mackenzie Power & Renewables, que coloca o País como o mercado mais interessante para a fonte solar por causa, principalmente, dos PPAs (Power Purchase Agreement, na sigla em inglês) leiloados com distribuidoras e contratos de mercado livre com grande oferta de energia solar fotovoltaica. As informações foram divulgadas pelo site Canal Energia.

Outro fator importante a ser destacado no mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica foi o último Leilão de Energia A-4, realizado em junho deste ano, em que o preço médio da fonte solar registrou o menor valor encontrado no mundo, ultrapassando o México como o menor preço por megawatt-hora (MWh) de energia solar. Nesse certame, o contrato mais barato para compra da produção de energia solar fotovoltaica ficou em US$ 16,95/MWh. Esse valor é US$ 2/MWh mais barato do que o menor preço por energia solar, registrado em 2017 pelo projeto Pachamama no México.

Apesar da baixa contratação, em quantidade, de energia solar no leilão A-4, muitos analistas apontaram que parte da capacidade de produção dos empreendimentos de geração de eletricidade solar deixaram de ser ofertados ao governo para abastecerem o mercado livre de energia, no qual os geradores negociam a venda da produção diretamente com consumidores. Além da geração centralizada – em grandes usinas fotovoltaicas – o Brasil também apresenta forte crescimento da geração distribuída de energia solar, que deve atingir em breve a importante marca de 1 gigawatt (GW) de capacidade instalada. Atualmente, já são mais de 90 mil sistemas de mini e microgeração distribuída, com potência instalada de cerca de 990 megawatts (MW).

Energia solar em alta no mundo

O relatório projeta crescimento das instalações solares em 114,5 GW neste ano, um acréscimo de 17,5% na comparação com 2018. Os países que adicionam entre 1 e 5 GW de capacidade instalada de energia solar serão os grandes responsáveis pelo aumento da fonte na matriz elétrica mundial. Em 2018, havia somente sete países que adicionavam essa quantidade de energia solar em suas matrizes energéticas, já para 2022, a previsão é que 19 países sejam capazes de adicionar até 5 GW ao ano de energia solar, incluindo Arábia Saudita, Espanha e França.

Para 2020, a expectativa é que sejam instalados aproximadamente 125 GW de energia solar em todo o mundo. A China deve ter investimentos mais modestos nos próximos anos, com acréscimos anuais de 30 a 40 GW de energia solar, uma vez que o país mudou suas políticas de investimento no setor elétrico, oferecendo subsídios menores à fonte fotovoltaica.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou desta novidade? O Brasil tem um grande potencial fotovoltaico e muitas famílias já estão investindo na tecnologia de geração de energia elétrica a partir dos raios solares para economizar nas contas de luz, valorizar seus imóveis e contribuir para um meio ambiente mais sustentável. Se você também quer aproveitar todas essas vantagens da energia solar, invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento. Nós somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos e oferecemos soluções completas: instalação, manutenção, homologação junto à distribuidora, monitoramento via internet e assistência técnica especializada.

Fontes: ‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53106370/relatorio-indica-que-brasil-e-mercado-fotovoltaico-mais-interessante-da-al’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/2019/07/26/nuevo-record-mundial-de-instalaciones-fotovoltaicas-previsto-en-2019/’

‘https://www.republica.com.uy/nuevas-plantas-solares-generaran-1145-gw-en-el-mundo-en-2019-id721610/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-sistema-fotovoltaico-2138994/’

Compartilhe: