Área do Cliente

Além de sustentável, a energia solar fotovoltaica também ajuda na economia brasileira. Segundo uma reportagem do jornal Estadão, o Brasil foi o oitavo país em geração de empregos no setor de energia solar fotovoltaica em 2019. Essa foi a primeira vez em que o Brasil apareceu no ranking de países que mais criaram vagas de empregos no mercado fotovoltaico, deixando para trás líderes históricos do segmento, como Alemanha e Reino Unido. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Esse ranking de países que mais geraram empregos no setor fotovoltaico é elaborado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), que revelou que o setor renovável gerou 11,5 milhões de empregos em todo o mundo no último ano, com participação majoritária do setor de geração de energia solar fotovoltaica, responsável por um terço desse total, com 3,8 milhões de novos postos de trabalho direto, um aumento de 4%. A China lidera o ranking dos maiores geradores de empregos no setor fotovoltaico, com 2,2 milhões de vagas, seguida por Japão, Estados Unidos, Índia, Bangladesh, Vietnã, Malásia, Brasil, Alemanha e Filipinas.

No Brasil, mais de 43 mil empregos foram criados no setor fotovoltaico em 2019. Todavia, conforme levantamento da Absolar – que leva em consideração todos os elos da cadeia de valor do setor no País –, essa marca pode ter atingido 60 mil novas vagas. O segmento de geração distribuída de fonte solar foi responsável por 85% das novas vagas, conforme o relatório da agência. Os empregos no setor fotovoltaico estão concentrados nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.

Representatividade

Em nota, a Absolar destaca que o setor fotovoltaico é mais inclusivo e equilibrado em relação ao gênero nos quesitos igualdade e oportunidades, com “as mulheres representando 32% dos postos, valor significantemente superior ao encontrado no setor de combustíveis fósseis, em que a representatividade feminina é de apenas 21%”. Conforme afirmou à reportagem o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, a energia solar será cada vez mais importante para o cumprimento das metas sustentáveis e de desenvolvimento socioeconômico do Brasil e dos demais países.

Solar como principal fonte na Europa

A energia solar fotovoltaica deverá se tornar a principal fonte de geração de eletricidade da Europa nos próximos cinco anos, apontou o diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, durante o SolarPower Summit. Segundo publicação do Portal Solar, em termos de capacidade de geração, a matriz fotovoltaica deverá se tornar majoritária no continente europeu em 2025. Contudo, essa previsão está condicionada aos governos permanecerem com os compromissos de descarbonização de suas matrizes.

“Nossos números mostram que se a Europa for capaz de seguir as metas de neutralidade de emissões, em cinco anos a solar será a fonte número um em capacidade elétrica no continente”, afirmou o executivo. Em abril deste ano, um relatório da AIE apontou que somente as renováveis apresentariam crescimento em 2020. Conforme a análise, as fontes solar fotovoltaica e eólica deverão superar os problemas de cadeia de suprimentos causados pela pandemia e apresentar crescimento de cerca de 5% neste ano.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar não é somente uma ótima opção para o consumidor que investe na tecnologia e obtém todas as vantagens de gerar a própria eletricidade, mas também ajuda no desenvolvimento econômico do país e na geração de emprego e renda. Como aponta a Absolar, o mercado fotovoltaico tem grande potencial para ajudar o Brasil durante esse período de retomada pós-pandemia.

Se você gostou destas novidades e quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural e comece já a economizar nas suas contas de luz.

Fontes: ‘https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-8-pais-que-mais-criou-vagas-em-energia-solar-em-2019,70003464835’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/brasil-desponta-entre-maiores-geradores-de-empregos-em-energia-solar-fotovoltaica-no-mundo.html’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53149725/irena-brasil-segue-na-ponta-dos-empregos-em-renovaveis’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/energia-solar-fotovoltaica-sera-a-principal-fonte-de-geracao-da-europa-em-2025-aponta-aie.html’

Fonte da imagem: ‘https://www.pexels.com/photo/concentrated-men-working-together-near-solar-panels-4254157/’

Compartilhe: