Área do Cliente

Os bancos já estão à espera da nova regulação da energia solar e planejam ampliar suas linhas de financiamento à geração de energia solar fotovoltaica. Segundo informações reveladas pelo site Poder360, são pelo menos cinco instituições bancárias que esperam crescimento nas operações de crédito voltadas para a fonte fotovoltaica. Dentre eles estão: o Banco do Nordeste (BNB), Banrisul, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa e Santander.

A matéria do veículo de informação aponta quais são as previsões dos bancos. Segundo o texto, o BNB não apresentou expectativa de alta para este ano, mas em 2020 destinou R$ 264 milhões para a geração distribuída (mini e microgeração), uma alta de 15% frente ao ano anterior. O Banrisul espera “crescimento robusto” neste ano, já que em 2020 registrou alta de 338% em relação a 2019. O BNDES também espera alta para este ano, e registrou crescimento de 15% no ano passado frente a 2019. A Caixa espera dobrar o crédito disponível para geração de energia renovável. Já o Santander espera alta de 50% somente na geração distribuída a partir de sistemas fotovoltaicos em residências e empresas.

Nova regulação

Conforme já divulgamos anteriormente em nosso blog, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já pauta mudanças na regulação da geração distribuída há mais de um ano. No final de 2019, a agência reguladora abriu consulta pública para discutir o tema, todavia, houve resistência por parte do setor e de algumas alas políticas, concomitantemente à pandemia, o que postergou uma decisão sobre o tema.

O Congresso deve decidir sobre o tema nas próximas semanas.

SP já tem energia solar em 98% dos municípios

A energia solar fotovoltaica já está presente em 645 municípios paulistas, ou seja, 98% do estado já possui pelo menos um sistema fotovoltaico em funcionamento. Essa informação está disponível no site da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que também revela que São Paulo atingiu 602,4 megawatts (MW) de potência instalada, e ocupa a segunda posição no ranking estadual de geração solar distribuída da Aneel.

O município de Presidente Prudente, conforme publicação da Absolar, lidera a geração fotovoltaica no estado, com 20 MW. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, a região é estratégica para o desenvolvimento da energia solar no País. “O estado paulista possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, disse.

Já o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, aponta que a fonte solar é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável no País. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, afirmou Sauaia.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite você também as linhas de crédito dedicadas à mini e microgeração distribuída e invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa e comece a gerar eletricidade a partir da luz solar durante todos os dias. A economia mensal nas suas contas de luz “pagam” o investimento entre cinco e sete anos, enquanto a garantia de eficiência (desempenho) dos painéis solares é de 25 anos – até 80% do desempenho original –, ou seja, a economia nas contas de luz será por muitos anos.

Entre em contato conosco da SunVolt, peça o seu orçamento e descubra como gerar a sua própria eletricidade solar.

Fontes: ‘https://www.poder360.com.br/economia/bancos-ampliam-linhas-de-credito-para-energia-solar-a-espera-de-regulacao/’

‘https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2228151’

‘http://162.214.102.20/noticia/em-sp-energia-solar-ja-alcanca-mais-de-75-mil-consumidores-em-98-dos-municipios/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/sistema-solar-telhado-2939551/’

Compartilhe: