Área do Cliente

As instituições financeiras estão oferecendo melhores condições para a compra de sistemas fotovoltaicos. De acordo com publicações da Veja e do Portal Solar, além de linhas de crédito específicas para geração de energia solar fotovoltaica, agora os bancos estão alongando os prazos das linhas de financiamento voltadas à energia renovável, inclusive com o aumento do período de carência. Essa ação deve impulsionar ainda mais o setor fotovoltaico, que está em amplo crescimento no Brasil, possibilitando que mais pessoas invistam em um sistema fotovoltaico para suas casas, empresas ou propriedades rurais.

O prolongamento de prazos para pagamento, aliado à queda nos custos dos equipamentos fotovoltaicos registrada nos últimos anos e a políticas de incentivo à geração solar, vai garantir maior viabilidade e ampliação do acesso da tecnologia fotovoltaica ao consumidor brasileiro, que poderá investir em painéis solares para geração de eletricidade limpa e renovável para autoconsumo, garantindo assim, alta economia nas contas de luz e retorno do investimento entre quatro a sete anos.

Por exemplo: uma instalação fotovoltaica para uma família média brasileira – com consumo estimado em 190 quilowatts-hora (kWh) ao mês –, reduziria entre 80% a 90% dos gastos com tarifas elétricas, com retorno do investimento entre quatro a sete anos e durabilidade de ao menos 25 anos do sistema, segundo estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Importante mencionar que a garantia de eficiência dos painéis fotovoltaicos é de 25 anos, portanto, após o período de payback (retorno do investimento), o consumidor terá grande economia nas tarifas elétricas por muitos anos.

Santander

De acordo com as publicações, o banco Santander, por exemplo, anunciou um alongamento de 60 para 72 meses para o pagamento de sua linha especial de financiamento de equipamentos fotovoltaicos. A instituição financeira também ampliou de 90 para 120 dias o período de carência para o vencimento da primeira parcela do financiamento. As taxas seguem as mesmas, a partir de 0,79% ao mês.

Segundo o superintendente de estratégia de negócios do banco, Fábio Mascarin, a medida deve-se ao intervalo entre a decisão de compra do sistema fotovoltaico e sua instalação, “permitindo que o cliente só comece a pagar as parcelas quando já tiver reduzido seu custo com o consumo de energia elétrica”.

Bradesco

O banco Bradesco oferece o parcelamento de sistemas fotovoltaicos em até 60 meses, com carência de até 90 dias para pagamento da primeira parcela. As taxas partem de 0,99% ao mês.

Itaú

O banco Itaú possui parcelamento em até 57 vezes, com carência de 90 dias. Todavia, a instituição não informou as taxas ofertadas aos clientes.

BV

O BV tem uma linha de crédito exclusiva para o financiamento da geração de energia solar fotovoltaica. O valor do crédito oferecido cobre todos os custos (100% do projeto), desde os equipamentos até o serviço de instalação do sistema fotovoltaico. O prazo para pagamento do financiamento é de sete anos, tempo suficiente para que o próprio sistema fotovoltaico reduza as contas de luz de maneira a pagar o investimento.

A carência para pagamento da primeira parcela é de até 90 dias, com taxas de juros pré-fixadas.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Você também pode ter painéis solares instalados no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural, ficar livre dos aumentos nas tarifas de luz e reduzir drasticamente as suas contas de energia todo o mês. Aproveite as melhores condições e linhas de crédito destinadas para a geração de eletricidade solar e comece a gerar sua própria energia elétrica para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://veja.abril.com.br/economia/bancos-ampliam-prazo-de-financiamento-para-adocao-de-energia-solar/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/bancos-oferecem-financiamentos-para-paineis-solares-mais-atrativos.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/painel-solar-energia-solar-5567527/’

Compartilhe: