Área do Cliente

 O Banco do Nordeste (BNB) lançou uma linha de crédito para sistemas de energia solar fotovoltaica para empresas da região Nordeste do Brasil. O programa, chamado FNE Sol, usa recursos do Fundo Constitucional do Nordeste para estimular a produção de energia solar fotovoltaica na região. Segundo o presidente do banco, Marcos Holanda, a empresa é beneficiada ao utilizar de fontes renováveis de energia pois o financiamento é compensado pela redução do consumo da energia tradicional, diminuindo, portanto, as despesas.

São duas linhas de financiamento oferecidas pelo BNB, uma destinada a geração de energia centralizada e outra para energia distribuída. A centralizada refere-se aos grandes empreendimentos, como parques eólicos, parques fotovoltaicos e centrais de hidroelétrica ou termelétrica. Enquanto a distribuída, que trata o FNE Sol, é aquela destinada a geração pelo próprio consumidor, a partir de sistema de placas fotovoltaicas. Dessa forma, o cliente pode usar o valor economizado para abater das parcelas do financiamento.

O FNE Sol é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores rurais, cooperativas e associações. O empreendedor poderá realizar contrato de alienação fiduciária – os equipamentos contratados são a forma de garantia do pagamento – e financiar sistemas completos de geração de energia fotovoltaica, como geradores, placas fotovoltaicas, inversores, materiais auxiliares e instalação.

Disponível nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e no norte de Minas Gerais e Espírito Santo, o investimento financiado pode ser de até 100%, e há bônus de adimplência de 15%, dependendo do porte do cliente, localização e garantias. O prazo do financiamento oferecido pelo BNB é de 12 anos, com carência que varia de seis meses a um ano. Os juros ficam entre 6,5% e 11% ao ano, de acordo com o tamanho dos empreendimentos.

Somente o Rio Grande do Norte contará com R$ 30 milhões em crédito do FNE Sol para investir em micro geração de energia distribuída neste ano. O banco estuda abertura de crédito, por meio de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), para pessoas físicas que tenham interesse em instalar sistemas de geração de energia renovável fotovoltaica.

Fonte:

http://www.portalsolar.com.br/blog-solar/incentivos-a-energia-solar/banco-do-nordeste-lanca-financiamento-para-energia-solar---fne-sol.html

 http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/banco-do-nordeste-lana-a-cra-dito-para-energia-solar/347745

 

Compartilhe: