Área do Cliente

O Banco do Brasil (BB) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram a primeira fase de uma nova linha de crédito para financiamento de projetos sustentáveis. A linha de crédito verde terá seus recursos destinados nas áreas de direitos humanos e risco socioambiental, finanças verdes, e mensuração de impactos econômicos, sociais e ambientais de crédito. Segundo comunicado do BB, o objetivo da linha de financiamento verde é incentivar o investimento privado em modelos de negócios sustentáveis e de baixo carbono.

A parceria entre o Banco do Brasil e o BID está alinhada à estratégia de negócios da instituição financeira e o seu Plano de Sustentabilidade, chamado Agenda 30 BB, para desenvolver soluções financeiras que promovam a transição para uma economia verde. A carteira de negócios verdes do BB apresentou um saldo de RS 197 bilhões, com base em metodologia desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Integram essa carteira de operações de crédito relacionadas a investimentos e empréstimos para geração de energias renováveis – como a energia solar fotovoltaica –, eficiência energética e construção sustentável.

Segundo o diretor de estratégia e organização do Banco do Brasil, Carlos Netto, o banco captou oportunidades em reflorestamento, infraestrutura urbana, mobilidade, geração descentralizada de energia renovável, eficiência energética e cadeias produtivas sustentáveis em atividades agrícolas e pecuárias. “Nossa Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) prevê a atuação em conjunto com empresas, governos e sociedade na definição de iniciativas voltadas à redução de riscos e ao aproveitamento de oportunidades relacionadas às questões socioambientais”, explicou Netto.

O BID busca apoiar o setor privado em diversos países da América Latina financiando empresas e projetos sustentáveis para maximizar o desenvolvimento social e ambiental dessas regiões. “Nesse sentido, a parceria corresponde a um fator importante das necessidades de investimento verde no Brasil”, afirmou a especialista em Mercado Financeiro do BID, Maria Netto.

Nova usina solar

A francesa Total Eren anunciou que fechou o financiamento para a construção de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica de 25 megawatts (MW) no Brasil. O financiamento da usina fotovoltaica BJL 11 foi firmado junto a diferentes investidores, incluindo o Banco do Nordeste (BNB), Itaú BBA e o BNP. A empresa também começou a construir outras plantas solares com mais de 90 MW somados no País. A expectativa é que em novembro comece a operar um parque solar de 25 MW, que teve a construção iniciada em janeiro.

Capacidade solar no Amapá

As condições climáticas do Amapá se mostram extremamente favoráveis para a geração de energia solar fotovoltaica durante todos os meses do ano. Em notícia divulgada pelo portal G1, o meteorologista Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), afirma que o estado tem a vantagem da localização geográfica, próximo à linha imaginária do Equador, com cerca de 12 horas de luz solar por dia, mesmo em períodos chuvosos.

Na capital Macapá, o prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) implantou um sistema fotovoltaico para gerar eletricidade solar e economizar nas contas de luz da repartição. O sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica teve 560 painéis fotovoltaicos instalados na primeira fase do projeto, gerando cerca de 25% da eletricidade usada no prédio. Em uma segunda etapa, aproximadamente 760 placas solares foram adicionadas ao sistema fotovoltaico para gerar 100% da energia elétrica para abastecer todas as atividades do TRT, responsável pela economia de até R$ 30 mil ao mês.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Invista você também em um sistema de geração distribuída de energia solar fotovoltaica para a sua residência, empresa ou propriedade rural. Aproveite as vantagens da energia solar e economize nas suas contas de luz através da geração de energia elétrica por um sistema de microgeração distribuída. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia solar fotovoltaica, fornecimento de equipamentos, instalação, homologação junto à distribuidora de energia, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/imprensa/n/57851/BB%20e%20BID%20iniciam%20parceria%20para%20financiamentos%20verdes#/’

‘https://exame.abril.com.br/economia/bb-e-bid-anunciam-primeira-fase-de-parceria-para-financiamentos-verdes/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/total-eren-tem-140-mw-em-operacao-e-construcao-no-brasil/’

‘https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2018/07/30/clima-no-ap-e-ideal-para-uso-de-energia-solar-o-ano-todo-diz-meteorologista.ghtml’

Fonte da imagem: ‘https://janamtv.com/wp-content/uploads/2016/04/wuj8oj7p1zp7ze6wefdp.jpg’

Compartilhe: