Área do Cliente

O Banco do Brasil (BB) abriu três editais de licitação para locação de usinas de geração de energia solar fotovoltaica. De acordo com um comunicado divulgado no site da instituição bancária, três empreendimentos de geração distribuída serão contratados no Distrito Federal (DF) e nos estados de Goiás (GO) e do Pará (PA). O modelo prevê uso de recursos renováveis para a construção, manutenção e distribuição de eletricidade, com foco na sustentabilidade ambiental.

Com o investimento na geração de energia solar fotovoltaica, o Banco do Brasil estima economizar R$ 20 milhões nas contas de luz de 96 agências das três unidades federativas. As chamadas públicas lançadas pelo banco visam a locação de sistemas de geração distribuída com potência de no mínimo 4 gigawatts-hora (GWh) ao ano na capital federal e de 2 GWh/ano para Goiás e Pará. De acordo com o edital, o pagamento somente começará após o funcionamento das usinas fotovoltaicas.

Pelo sistema de compensação, a eletricidade solar gerada será direcionada à rede elétrica e, posteriormente, recompensada nas contas de luz da instituição. As chamadas públicas ocorrerão por pregão eletrônico no dia 10 de setembro, às 8h30 para o Distrito Federal, e às 12h30 para o Pará. Já para Goiás, o pregão ocorre no dia 11 de setembro, às 9h30.

O Banco do Brasil é pioneiro no segmento público a realizar uma licitação no modelo de locação para geração distribuída de energia solar fotovoltaica. Em julho de 2018 e de 2019, o BB realizou suas duas primeiras licitações, em Minas Gerais, com objetivo de atender as necessidades de 200 agências bancárias. A primeira dessas usinas, no município de Porteirinha, deve ficar pronta até o final deste ano, enquanto a segunda usina está em fase de construção. Somadas, vão gerar economia de 58% nas tarifas de energia.

Leilão de energia solar e eólica da Cemig em Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou que o leilão próprio para compra de produção futura de usinas solares e eólicas terá a participação de 150 empreendimentos, totalizando 4.700 megawatts (MW) em capacidade instalada. A informação foi divulgada em um comunicado público da estatal de distribuição de energia elétrica de Minas Gerais, que revelou que as usinas habilitadas tecnicamente para a licitação representam um montante próximo a 1.900 MW médios.

O Leilão de Compra de Energia Incentivada Solar e Eólica da Cemig Geração e Transmissão está marcado para a próxima sexta-feira, 13 de setembro. Conforme informado pela distribuidora de energia elétrica, os vencedores do certame assinarão contratos para fornecimento de energia solar fotovoltaica e eólica à Cemig GT, unidade de geração e transmissão da companhia, com início de abastecimento em janeiro de 2023, com prazo final de contrato até dezembro de 2041.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Os sistemas de mini e microgeração distribuída de fonte solar são ideais para quem busca por economia nas contas de luz, podendo reduzir em até 98% as tarifas de energia, além de ainda valorizar o imóvel onde são instalados. Invista em um sistema fotovoltaico de mini ou microgeração e tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Aproveite todas essas vantagens da energia solar. Entre em contato conosco agora mesmo e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/imprensa/n/60120/banco-do-brasil-abre-edital-para-locacao-de-energia-solar#/’

‘http://canalenergia.com.br/noticias/53111419/banco-do-brasil-abre-editais-para-locacao-de-energia-solar-distribuida’

‘http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/energia/Oferta_de_Energia/Paginas/Leilao-Compra_LP04-2019.aspx’

‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/09/leilao-da-cemig-para-contratar-energia-solar-e-eolica-tera-47-gw-em-projetos.html’

‘http://canalenergia.com.br/noticias/53111425/leilao-da-cemig-gt-atrai-4-700-mw-em-projetos-solares-e-eolicos’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-energia-corrente-2799982/’

Compartilhe: