Área do Cliente

A geração de energia solar fotovoltaica e eólica cresceu na Bahia no ano passado. O estado no Nordeste brasileiro foi responsável por mais de 30% da geração elétrica de matrizes fotovoltaica e eólica no País, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), divulgados pelo portal G1. Em 2019, a Bahia foi responsável por gerar 33,7% da energia solar fotovoltaica e 31,8% da energia eólica de todo o Brasil. A fonte solar cresceu 70% em potência instalada no estado em 2019, enquanto a eólica aumentou 50% no mesmo período.

Ainda segundo a SDE, as usinas fotovoltaicas e eólicas que já estão em operação na Bahia investiram mais de R$ 20 bilhões e geraram aproximadamente 32 mil empregos. As informações constam no Informe Executivo de Energias Renováveis de dezembro da SDE. Segundo a pasta, entre janeiro e novembro do ano passado, foram gerados 15.152 gigawatts-hora (GWh) ao ano. São 165 parques eólicos em operação no estado, com capacidade instalada de 4 GW.

Já os parques solares somam 29 usinas em operação na Bahia, com 777 megawatts (MW) de capacidade instalada e mais de 3 milhões de módulos fotovoltaicos utilizados. Os investimentos no setor fotovoltaico de geração centralizada estão na ordem de R$ 3,8 bilhões no estado, principalmente nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro e Tabocas do Brejo Velho – locais onde estão instaladas as usinas fotovoltaicas. A fonte foi responsável pela criação de mais de 10 mil empregos diretos nas fases de construção das usinas.

Energia solar gera economia ao setor moteleiro em BH

O setor moteleiro de Belo Horizonte, Minas Gerais, e da região metropolitana está investindo em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Segundo uma reportagem do jornal Diário do Comércio, aproximadamente 15% dos motéis na capital mineira já têm sistemas fotovoltaicos implantados ou em processo de instalação. Essa informação foi revelada pelo diretor da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), Novely Filho, que afirmou que o objetivo é gerar energia alternativa e aproveitar a economia proporcionada pelos painéis solares para abrir espaço a novos investimentos.

“Como a energia é um dos maiores custos da motelaria, depois de mão de obra, os motéis pretendem usar esta economia para investir internamente, tornando-os cada vez melhores”, disse o diretor da associação. Ainda segundo Novely, os motéis estabelecidos em baixa tensão conseguem praticamente zerar as contas de energia elétrica, enquanto outros estabelecimentos ligados em média tensão garantem alta economia nas contas de luz. Na região de Belo Horizonte, o retorno para esse tipo de investimento está entre três e cinco anos, informou.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Investir em um sistema de geração de energia solar para a sua casa, empresa ou propriedade rural garante economia nas contas de luz, a valorização do imóvel e a diminuição das emissões de gases poluentes. Aproveite todas essas vantagens da energia solar e comece a gerar a sua própria eletricidade através da captação da luz do sol por meio de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua propriedade.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Ou aproveite nossa loja virtual www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para gerar a sua própria energia através do sol.

Fontes: ‘https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/02/02/bahia-gera-mais-de-30percent-da-energia-eolica-e-solar-do-pais-em-2019-aponta-sde.ghtml’

‘http://www.secom.ba.gov.br/2020/01/152265/Bahia-gerou-mais-de-30-da-energia-eolica-e-solar-do-pais-em-2019.html’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53124779/bahia-produziu-mais-de-30-da-energia-eolica-e-solar-do-pais-em-2019’

‘https://diariodocomercio.com.br/livre/setor-moteleiro-de-mg-investe-em-energia-solar/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/painel-solar-energia-solar-windr%C3%A4der-4716640/’

Compartilhe: