Área do Cliente

O estado da Bahia é líder nacional em geração de energia solar fotovoltaica, com 25% de todas as usinas fotovoltaicas de grande escala do País. Isso é o que revela uma reportagem do jornal G1, com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). De acordo com a publicação, os altos índices de irradiação solar são responsáveis pelo desenvolvimento da fonte fotovoltaica na Bahia, que conta com 25 parques solares, sendo que 24 já estão em operação, com capacidade instalada de 636 megawatts-hora (MWh).

Conforme informou a SDE, mais de R$ 3 bilhões foram investidos nas construções das usinas de geração de energia solar fotovoltaica nos municípios de Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Salvador, Guanambi e Itaguaçu da Bahia. Os parques solares instalados no estado geraram mais de 18 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção dos que já estão em funcionamento. O órgão também revelou que outros cinco parques fotovoltaicos devem entrar em operação até 2021, com investimentos de mais de R$ 737 milhões, que devem gerar mais 4.200 empregos na região.

Uma das maiores usinas fotovoltaicas do Brasil fica na cidade de Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia, com mais de 500 mil painéis solares. A usina gera eletricidade solar suficiente para abastecer 166 mil casas por ano. No município de Barreiras, outra usina de geração de energia solar está em construção e deverá gerar 95 MWh.

Rio São Francisco

O Rio São Francisco, além de gerar energia hidrelétrica no norte da Bahia, também vem servindo como cenário para geração de energia solar fotovoltaica. O lago da usina de Sobradinho recebeu 3.700 painéis solares flutuantes para geração de energia elétrica através da captação da luz do sol. As placas solares ocupam 11 mil metros quadrados e geram 6 mil MWh, suficiente para abastecer aproximadamente 2 mil casas populares. A ideia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é implantar usinas fotovoltaicas flutuantes em outros reservatórios.

"A ideia nossa é poder estudar a implantação de usinas flutuantes nos reservatórios das usinas hidrelétricas a fim que a gente possa associar essa tecnologia fotovoltaica também com as usinas hidrelétricas", afirmou o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Chesf, José Bione.

Usina solar em Jequié

Uma usina de geração de energia solar poderá ser instalada no município de Jequié – cidade a 365 km da capital Salvador –, segundo informação do Portal Solar. Um vereador local pediu a instalação de um parque fotovoltaico na cidade e argumenta que Jequié conta com grande extensão territorial e altos índices de radiação durante todo o ano, o que torna o município um excelente local para gerar energia elétrica a partir da luz do sol.

“Mesmo com todo o potencial energético, a energia solar é pouco explorada em nosso País, e em nossa cidade, por falta de incentivos governamentais e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dessa fonte alternativa em larga escala”, afirmou o vereador Reges.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O Brasil tem o privilégio de ter praticamente todo o território com altos índices de irradiação solar, o que garante maior eficiência dos sistemas fotovoltaicos e, consequentemente, maior economia nas contas de luz daqueles que investem na tecnologia. Se você também quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento. Nosso escritório central está localizado em Campinas, e também temos representantes regionais em São Paulo, Araras, Barretos e São Sebastião no estado de São Paulo; Volta Redonda e Rio de Janeiro no estado do Rio; Belo Horizonte e Ubá, em Minas Gerais; Primavera do Leste, em Mato Grosso; Cascavel, no Paraná; e Palmas, Tocantins.

Fontes: ‘https://g1.globo.com/ba/bahia/avanca/noticia/2019/10/05/bahia-e-lider-nacional-em-geracao-de-energia-solar-com-25percent-dos-parques-solares-do-brasil.ghtml’

‘http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/2097110-bahia-lidera-geracao-de-energia-eolica-no-pais’

‘https://vozdabahia.com.br/bahia-lidera-geracao-nacional-de-energia-solar/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/governo-da-bahia-recebe-pedido-para-instalacao-de-usina-de-energia-solar-em-jequie.html’

Fonte da imagem: ‘http://s2.glbimg.com/s-VOb3vHLB9O4mmxnBfev--jH0s=/620x430/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2017/02/17/ituverava.jpg’

Compartilhe: