Área do Cliente

Os estados da região Nordeste Bahia e Ceará, e São Paulo (Sudeste), atingiram marcas importantes na geração distribuída de fonte solar fotovoltaica. Isso é o que aponta um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), divulgado pelo Portal Solar. O estudo revela que os estados nordestinos ultrapassaram a marca de 100 megawatts (MW) cada em potência instalada de energia solar, enquanto São Paulo alcançou 400 MW de capacidade fotovoltaica.

Segundo a associação, o estado do Ceará registra mais de 7 mil sistemas fotovoltaicos conectados em 173 municípios e ocupa o nono lugar no ranking de potência instalada de geração distribuída de fonte solar, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já a Bahia, apesar de ter mais sistemas fotovoltaicos conectados – quase 10 mil em 362 municípios –, está no décimo lugar no mesmo ranking, pois a capacidade instalada é menor no estado. A Bahia liderou a geração solar – somando geração centralizada e descentralizada – no primeiro semestre deste ano, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Já na região Sudeste, São Paulo conta com quase 43 mil sistemas fotovoltaicos conectados em 626 municípios. O estado ocupa a terceira posição no ranking de energia solar fotovoltaica de geração distribuída. Minas Gerais segue líder na geração de energia solar fotovoltaica na modalidade de mini e microgeração distribuída, com quase 700 MW de capacidade.

Energia solar no setor varejista

A varejista Magazine Luiza vai operar 214 de suas mais de mil lojas com energia elétrica de fonte solar fotovoltaica. De acordo com informações do portal Época Negócios, a varejista vai comprar eletricidade solar para compensar o consumo das lojas já a partir do próximo ano. Está previsto a entrega de 9.307,1 megawatts-hora (MWh) ao ano para que as 214 lojas comecem a operar somente com energia solar fotovoltaica, ou seja, tornem-se 100% renováveis e sustentáveis.

A iniciativa já está se tornando tendência no setor, já que quase 40% da energia solar fotovoltaica consumida no Brasil é pelo setor de comércio e serviços, conforme levantamento recente da Absolar. Outro exemplo recente que a reportagem cita é o caso da Nike, que passou a gerar 80% da demanda energética a partir de uma usina solar instalada no centro de distribuição no interior de São Paulo, no município de Louveira, com geração média de 100 mil quilowatts-hora (kWh) ao mês.

A Magazine Luiza segue a tendência de gestão sustentável ao investir na fonte fotovoltaica. Segundo o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, para além do ganho de imagem e marketing que as empresas têm ao anunciar o investimento sustentável em geração de energia solar, há perspectivas de melhores resultados nas contas das empresa, pois a fonte solar reduz os gastos com contas de luz e garante retorno do investimento em médio prazo.

“Enquanto a solar fica mais barata ano após ano, a elétrica tem reajustes acima da inflação. Em 2021, podemos ainda ver aumento da tarifa afim de compensar o reajuste que não foi feito neste ano", destaca Sauaia.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? A energia solar segue a trajetória de crescimento no País, sendo gerada e utilizada em mais casas, comércios, indústrias e setor rural. Ao investir em um sistema fotovoltaico de mini ou microgeração distribuída, o consumidor garante alta economia nas contas de luz, podendo chegar a até 98% de redução na tarifa, valorização do imóvel e ainda diminuição das emissões de gases poluentes na atmosfera.

Aproveite você também todas as vantagens da energia solar, entre em contato agora conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/bahia-ceara-e-sao-paulo-atingem-marcas-importantes-na-geracao-solar-distribuida-aponta-absolar.html’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/estados-do-nordeste-se-destacam-na-geracao-de-energia-renovavel.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/07/epoca-negocios-magalu-vai-operar-214-lojas-com-energia-solar.html’

‘https://www.sunoresearch.com.br/noticias/magazine-luiza-mglu3-energia-solar-fotovoltaica-greenyellow/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-energia-corrente-2799982/’

Compartilhe: