Área do Cliente

O estado do Ceará está prestes a lançar, até o meio deste ano, o seu primeiro atlas híbrido de geração de energia solar fotovoltaica e eólica. O estado da região Nordeste é pioneiro no estímulo à geração de energia eólica no Brasil. O estudo traz uma análise integrada dos recursos e potencial de geração de energia renovável a partir da luz do sol e dos ventos, abrangendo áreas do litoral e interior cearense. O estudo é uma demanda da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), e deverá ser ponto de partida para busca de novos investimentos locais.

“Os estudos já estão prontos, estamos finalizando a compilação dos dados e as ferramentas de tecnologia da informação (TI), que irão auxiliar no acesso dos investidores às informações. Com o atlas, nós teremos condições de mostrar onde temos os melhores ventos e as melhores condições de radiação solar. Inclusive com apontamentos ligados a questões ambientais”, explica o presidente da Adece, Eduardo Neves. Os principais pontos do estudo foram apresentados durante o congresso Brazil Windpower, realizado no dia 28 de maio, em São Paulo.

O potencial de geração híbrida – solar fotovoltaica e eólica – representa aproximadamente 50% de toda a oferta nacional dessas matrizes. Segundo a Adece, o mapa revela áreas que não podem ser utilizadas pela agricultura, porém, têm potencial para serem utilizadas para empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica como, por exemplo, nas regiões dos Ihamuns e médio Jaguaribe. Nessas regiões, além dos altos níveis de irradiação solar, o baixo preço dos terrenos contribui para garantir a viabilidade da instalação de uma usina fotovoltaica.

Na geração de energia eólica, o levantamento aponta a possibilidade da implantação de usinas offshore em uma área de 10 mil quilômetros quadrados, com profundidade de até 20 metros. Se forem consideradas regiões com até 50 metros, a área passa a 19 mil quilômetros quadrados. “O Ceará é privilegiado não só pelos ventos, mas pela sua plataforma continental que é de baixa profundidade”, conta o presidente da CS Renováveis, Jurandir Picanço. Entre os diferenciais de geração de energia no mar, em comparação aos parques terrestres, estão a velocidade e a constância dos ventos em diferentes horários do dia.

“A gente está mostrando tecnicamente números até conservadores. Podemos conjugar a geração eólica com solar, e ainda tem o offshore com uma viabilidade muito próxima do onshore (parques em terra) ”, diz Linhares. “Foi uma surpresa o tamanho do nosso offshore, e mostra que nós estamos preparados para gerar energia no mar”, concluiu.

O Atlas está sendo desenvolvido em parceria entre o Governo do Ceará, Adece, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Simulador de viabilidade para ônibus elétrico urbano

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou uma plataforma para avaliação técnica-econômica de implantação de ônibus elétricos urbanos municipais. Segundo informações do site da EPE, os ônibus elétricos podem se tornar uma alternativa ao uso dos já tradicionais modelos movidos a diesel. O objetivo da nova ferramenta é incentivar, por meio da avaliação da viabilidade, a adoção de veículos elétricos em frotas municipais do transporte coletivo rodoviário.

É possível acessar o simulador diretamente do site da EPE.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar fotovoltaica tem alto potencial de geração em todo o território brasileiro. Se você quer aproveitar as vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento. Invista em um sistema fotovoltaico de mini ou microgeração distribuída e tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo. Ao gerar a sua própria energia, você garante alta economia nas contas de luz, com retorno do investimento em poucos anos, além de valorizar o seu imóvel e contribuir para um meio ambiente mais sustentável.

Continue acessando o nosso site e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘https://www.ceara.gov.br/2019/05/30/atlas-eolico-e-solar-apresenta-potenciais-de-geracao-do-ceara/’

‘https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/estudo-aponta-potencial-de-geracao-eolica-no-mar-do-ce-1.2105205’

‘http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/simulador-para-avaliacao-de-viabilidade-de-onibus-eletrico’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/2019/05/31/ceara-en-brasil-lanza-un-atlas-eolico-y-solar-con-los-potenciales-de-generacion/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/solarpark-parque-e%C3%B3lico-1288842/’

Compartilhe: