Área do Cliente

O aterro sanitário da Caximba, em Curitiba, no Paraná, vai receber uma usina de geração de energia solar fotovoltaica. Desativado desde 2010, o amontoado de lixo servirá de área para a implantação de painéis solares em forma de pirâmide para geração de eletricidade solar, como também o aproveitamento da biomassa de resíduos vegetais das podas de árvores e limpeza de jardins. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Curitiba, a Pirâmide Solar da Caximba é resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), por meio de um termo de Cooperação Técnica.

O investimento previsto está na ordem de R$ 31,5 milhões, sendo que a distribuidora de energia elétrica do Paraná será responsável por 49% do aporte, enquanto a Prefeitura de Curitiba responderá pelos outros 51% do valor da obra. Com as assinaturas do termo, os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e jurídica do empreendimento de geração de energia solar fotovoltaica estão sendo elaborados e a previsão é que apontem conclusões até maio.

A usina solar terá potência instalada de 3,5 megawatts (MW), com as placas solares instaladas em formato de pirâmide. Além da geração fotovoltaica, a planta também terá 1,5 MW de potência de geração a biomassa. A capacidade total de produção da planta geradora será de 5 MW e, segundo o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, em entrevista a CNB Curitiba, em um ano devem ser produzidos 18.600 megawatts-hora (MWh), correspondente a 43% do consumo de energia elétrica dos prédios municipais.

O projeto da Pirâmide Solar da Caximba tem apoio da C40, uma rede de cidades comprometidas com o enfrentamento das emissões de gases poluentes causadoras das mudanças climáticas, e da GIZ, agência de cooperação do governo alemão. Já há, inclusive, outros projetos de geração de energia solar fotovoltaica e de outras fontes renováveis apoiados pela C40 em implantação na capital paranaense, como na Rodoferroviária de Curitiba e nos terminas de ônibus do Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.

Câmara Municipal de Manaus promove debate sobre energia solar

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu uma tribuna popular para esclarecer os benefícios e facilidades de implantação da energia solar, como também combater os mitos e desinformações acerca dos valores para compra dos equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica. Segundo um dos vereadores de Manaus, parte da população já tem conhecimento sobre a fonte solar, mas ainda falta trazer mais informações sobre as vantagens da energia solar para o consumidor.

Manaus é uma das capitais com maior potencial para gerar eletricidade através da luz do sol, pois passa por um período de aproximadamente seis meses com altos índices de irradiação solar. A capital do Amazonas registra atualmente cerca de 600 usuários de energia solar fotovoltaica, um número ainda pequeno se comparado aos mais de 195 mil sistemas fotovoltaicos em todo o País, ainda mais se considerado o alto potencial de geração da região Norte.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A versatilidade da fonte solar permite a geração fotovoltaica nos mais diferentes lugares, até mesmo em um aterro sanitário, como no caso de Curitiba. A energia solar é a melhor maneira de gerar energia elétrica limpa e sustentável, garantindo economia de até 98% nas contas de luz de quem investe na tecnologia, além da valorização do imóvel onde o sistema fotovoltaico é instalado.

Aproveite essas vantagens você também, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Entre em contato conosco da SunVolt e peça o seu orçamento, ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/aterro-da-caximba-sera-transformado-em-piramide-de-energia-solar-e-de-biomassa/’

‘https://cbncuritiba.com/caximba-vai-gerar-energia/’

‘https://xvcuritiba.com.br/o-antigo-lixao-da-caximba-agora-vai-gerar-energia-em-curitiba/’

‘https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/piramide-solar-da-caximba-vai-produzir-43-do-consumo-de-energia-de-predios-municipais/55081’

‘https://radaramazonico.com.br/cmm-promove-debate-sobre-beneficios-do-uso-da-energia-solar/’

Fonte da imagem: ‘https://www.agoraparana.com.br/fl/normal/1579196211-5e209ff59e119_0.jpg’

Compartilhe: