Área do Cliente

A geração de energia solar fotovoltaica e o armazenamento, através de baterias, da produção de eletricidade solar vão abrir portas para novas oportunidades de negócios e de crescimento no setor elétrico brasileiro. É o que afirma um artigo publicado neste mês pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), escrito pelo presidente da entidade, Rodrigo Sauaia, em conjunto com o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, e o coordenador da força-tarefa de armazenamento da Absolar, Markus Vlasits. 

O texto aponta que as bateriam estão em forte expansão em todo o mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos existem mais de 800 megawatts-hora (MWh) em bancos de baterias instaladas na infraestrutura da matriz elétrica norte-americana ou por consumidores comuns. Essas baterias são utilizadas para regular e melhorar a frequência e tensão da rede elétrica, servindo também para proteger os consumidores contra falhas no fornecimento de energia. O prognóstico positivo dá-se em virtude ao crescimento concomitante das fontes de energia renováveis, como no caso da energia solar fotovoltaica.  

Os executivos da Absolar levam em consideração as informações de um levantamento da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), no qual revela que o preço das baterias de íons de lítio despencou mais de 75% entre 2010 e 2018, sendo considerada a segunda tecnologia que ficou mais barata no setor elétrico mundial nesse período, atrás apenas da energia solar fotovoltaica, que apresentou redução de custos de 83%.  O estudo prevê que o crescimento dos sistemas de armazenamento de energia elétrica atinja o equivalente a 7% da capacidade instalada de energia elétrica mundial até 2040. 

No caso brasileiro, a expectativa é que as baterias, combinadas a sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, substituam os sistemas de geradores a diesel, que são considerados caros e responsáveis pela poluição atmosférica – por causa emissão de gases poluentes gerados pela queima do combustível fóssil – e pela poluição sonora. No caso dos consumidores em áreas urbanas, os sistemas de armazenamento podem ser aliados na solução de problemas de abastecimento e fornecimento de eletricidade, acabando com os blecautes e instabilidades. A Absolar ainda destaca que muitos consumidores em média tensão, principalmente das regiões Norte e Nordeste, poderiam economizar nas tarifas, pois acabam pagando altas taxas no horário de pico. 

O artigo aponta que as baterias podem ainda ser um ativo valioso às distribuidoras de energia, pois, além de melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica, o armazenamento da produção de energia permitiria a expansão mais eficiente das redes de distribuição, o que aliviaria o sistema elétrico durante os picos de demanda. A Absolar cita os 23 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de armazenamento em implantação no País, nos estados de Goiás, Pernambuco e em Minas Gerais. 

A publicação conclui que o armazenamento de energia elétrica é um tema de grande relevância para a Absolar e todo o setor fotovoltaico nacional. A entidade explica que a tecnologia de baterias vai proporcionar novas funcionalidades aos sistemas fotovoltaicos, tanto de grande escala como para sistemas menores, destinados ao consumidor comum, de mini e microgeração distribuída. Segundo os articulistas, as baterias podem aumentar o poder de decisão do consumidor, que poderia passar a usar a rede elétrica somente quando vantajoso, protegendo-o de elevações de custos das distribuidoras. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

Se você quer economizar nas contas de luz da sua casa, empresa ou propriedade rural, invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Tenha painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua propriedade e gere energia elétrica limpa e renovável a partir do sol durante todos os dias. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Você vai aproveitar todas as vantagens da energia solar: alta economia nas suas contas de luz, valorização do seu imóvel e ainda contribui para um mundo mais verde e sustentável. 

Continue acessando o nosso site e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo. 

Fontes: ‘http://absolar.org.br/noticia/artigos-da-absolar/armazenamento-da-energia-solar-fotovoltaica-a-nova-fronteira.html’ 

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/baterias-mais-baratas-devem-ampliar-a-participacao-da-solar-na-matriz-eletrica-brasileira.html’ 

‘https://about.bnef.com/blog/batteries-boom-enables-world-get-half-electricity-wind-solar-2050/’ 

‘https://www.industryweek.com/supply-chain/battery-boom-coming-costs-drop-quickly’ 

Fonte da imagem: ‘https://coinnewstelegraph.com/wp-content/uploads/2018/11/1541040916_27_kenyan-miner-bithub-africa-extracts-bitcoin-using-solar-power.jpg’

Compartilhe: