Área do Cliente

A maior usina de geração de energia solar fotovoltaica será construída na Arábia Saudita e custará inicialmente US$ 200 bilhões, aproximadamente R$ 700 bilhões. A Arábia Saudita e o banco japonês Softbank Group assinaram um memorando de entendimento para a construção do maior projeto de energia solar fotovoltaica até hoje no mundo. A iniciativa deve redefinir a economia dos sauditas, extremamente dependentes do petróleo – o país é o maior exportador do combustível fóssil no mundo. A expectativa do reino é que a planta solar gere mais de 100 mil novos postos de trabalho.

O investimento no complexo solar será feito em parceria entre a instituição financeira japonesa e o príncipe Mohammed bin Salman, que é parceiro no Fundo Vision Softbank, criado em 2016 e que já investiu em companhias nos Estado Unidos, Índia e Europa. Os sauditas devem avançar no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no país e gerar centenas de gigawatts (GW) até 2030. Quando for terminado, o projeto deverá praticamente triplicar a capacidade de geração de energia da Arábia Saudita, que estava em 77 GW em 2016. Todavia, até o momento, os sistemas fotovoltaicos restringiam-se apenas aos de pequena escala no país.

A alta incidência de luz solar e grande oferta de terras para instalação dos painéis fotovoltaicos de uma usina solar, além de mão de obra de engenheiros e trabalhadores de outras atividades, contribuíram para a tomada de decisão e lançamento do projeto. Inicialmente, as placas solares serão importadas, porém, está previsto também a produção de equipamentos fotovoltaicos em território saudita. O investimento de U$ 200 bilhões será para a compra dos painéis fotovoltaicos, baterias de armazenamento, módulos e todos os outros equipamentos necessários para a geração de energia solar, além de um uma fábrica de painéis solares no país.

Ao Bloomberg, o príncipe herdeiro afirmou que o projeto está planejado para a região deserta do país. Com geração estimada em cerca de 200 GW, a usina solar fotovoltaica para o deserto saudita seria cerca de cem vezes maior do que o segundo maior projeto proposto até o momento e seria responsável por fornecer um terço a mais de eletricidade solar do que toda a indústria fotovoltaica gerou no ano passado, de acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance. O herdeiro do trono está em busca de diversificar a economia e a matriz energética da Arábia Saudita, ao mesmo tempo em que reduz a dependência de apenas uma fonte de energia. “É um grande passo na história da humanidade”, afirmou. “É algo audaz, arriscado e esperamos ter sucesso”.

O acordo entre Arábia Saudita e o banco Softbank é o mais recente em uma série de anúncios do governo saudita para ampliar o uso de energia renovável. Durante anos, o reino tentou criar uma base de geração de energia limpa, mas somente em 2017 os ministros avançaram e aprovaram os primeiros projetos renováveis, com lances para uma usina de 300 megawtts (MW) em outubro do ano passado.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou desta novidade? É a energia solar fotovoltaica cada vez mais mostrando que é a melhor fonte de geração de energia elétrica. Se você quer aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica e gerar energia elétrica através da luz do sol no telhado da sua casa, entre em contato conosco e peça já um orçamento. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos personalizados de micro e minigeração de energia solar fotovoltaica, instalação e manutenção desses sistemas.

Invista em um sistema de geração de energia solar para a sua casa, empresa ou propriedade rural e economize nas contas de luz.

Fontes: ‘https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/03/arabia-saudita-e-softbank-anunciam-maior-projeto-de-energia-solar-do-mundo-de-us-200-bilhoes.html’

‘https://ipc.digital/softbank-anuncia-projeto-massivo-de-energia-solar-na-arabia-saudita/’

‘http://www.valor.com.br/empresas/5413783/fundo-saudita-e-softbank-lancam-megaprojeto-de-energia-solar’

‘https://meioambienterio.com/2018/03/29/o-maior-projeto-de-energia-solar-do-mundo-sera-100-vezes-maior-que-qualquer-outro-no-planeta/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/energia-paisagem-deserto-montanhas-78116/’

Compartilhe: