Área do Cliente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar um seminário com transmissão online sobre mini e microgeração distribuída, modalidade em que ampla maioria dos sistemas de geração de energia é de fonte solar fotovoltaica. O Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída será realizado nos dias 20 e 21 de junho em Brasília-DF e tem como objetivo discutir aspectos da regulamentação para geração distribuída e as soluções adotadas mundialmente para mecanismos de compensação de energia.

De acordo com comunicado da Aneel, a expectativa é reunir agentes do setor elétrico para embasar as discussões. No primeiro dia do seminário está programado uma palestra sobre a geração distribuída no Brasil, a regulação atual e os desafios para a modalidade no País; uma palestra sobre Regulação do Net Metering e transição para o Net Metering 2.0, ministrada pelo vice-diretor da Divisão de Energia da Comissão de Utilidade Pública da Califórnia, Dr. Simon Baker; e duas mesas de discussão, uma sobre o pagamento pelo uso da rede, e outra sobre as barreiras e impactos na rede de distribuição de energia elétrica.

O segundo dia do evento contará com uma nova rodada de discussões, dessa vez voltada à pesquisa no setor de geração distribuída de energia elétrica no Brasil; duas palestras, a primeira sobre estímulos à geração distribuída de pequeno porte e seus impactos e a segunda sobre a regulação do mercado colombiano de energia e incentivos à micro e minigeração distribuída; e, por fim, discussões sobre geração compartilhada, geração distribuída em condomínios e autoconsumo remoto da energia elétrica produzida por conexões de micro ou minigeração.

A Aneel destaca que o Sistema de Compensação foi criado pela Resolução Normativa nº 482/2012, permitindo que os consumidores interessados possam adquirir um sistema de micro ou minigeração distribuída e obtenham abatimento nas contas de luz, como é no caso dos sistemas fotovoltaicos instalados em residências, empresas ou propriedades rurais, que geram energia elétrica através da captação da irradiação solar pelos painéis fotovoltaicos. As atuais regras têm permitido um crescimento no número de micro e minigeradores no País e, somente no ano passado, o número de conexões de geração distribuída aumentou em 167%, passando de cerca de 8 mil para mais de 20 mil.

Hoje, são quase 30 mil conexões de geração distribuída em todo o país, com 99% delas de geração de energia solar fotovoltaica com potência instalada de aproximadamente 273 megawatts (MW), de acordo com informações da Aneel. O aprimoramento da REN nº 482/2012 já está previsto na Agenda Regulatória 2018-2019 e a agência reguladora inicia os estudos e discussões da matéria a partir do Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída.

Durante o seminário, com presença de distribuidoras, consumidores, associações, empresas de integração de micro e minigeração, fabricantes de equipamentos e pesquisadores do setor energético, serão iniciados os debates sobre novas formas de adequação da regulamentação vigente e de identificação de eventuais barreias à geração de energia elétrica de pequeno porte conectada na rede de distribuição, com foco na sustentabilidade do modelo de desenvolvimento de micro e minigeração distribuída.

Devido à grande procura, as inscrições para o evento já foram encerradas, todavia, o Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída terá transmissão ao vivo pelo site da Aneel. Posteriormente, os vídeos das palestras e discussões serão disponibilizados ao público, segundo a agência.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou desta novidade? Se você quer ter o seu próprio sistema de geração de energia elétrica e começar a economizar nas contas de luz da sua casa, empresa ou propriedade rural, invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Tenha painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua propriedade e gere eletricidade solar limpa e renovável.

Continue acessando o nosso site para saber como funciona um sistema fotovoltaico, quais as vantagens da energia solar e o porquê você deve investir nessa tecnologia e economizar com energia elétrica.

Fontes: ‘http://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa-exibicao-2/-/asset_publisher/zXQREz8EVlZ6/content/aneel-promovera-seminario-internacional-de-micro-e-mini-geracao-distribuida/656877?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fwww.aneel.gov.br%2Fsala-de-imprensa-exibicao-2%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_zXQREz8EVlZ6%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D3’

‘http://www.aneel.gov.br/documents/656877/14486448/programacaoseminariogd2018/646a228e-d9bf-7f02-f32c-d7cdd10cc407’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/06/aneel-promove-encontro-para-debater-micro-e-mini-geracao-distribuida/34107’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

Fonte da imagem: ‘https://p5.focus.de/img/fotos/crop7088476/3202713147-w1200-h627-o-q75-p5/istock-599497714.jpg’

Compartilhe: