Área do Cliente

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) implementou a primeira etapa de um trabalho de melhoria da eficiência energética nas instalações da agência e inaugurou a própria usina de geração de energia solar fotovoltaica. A partir de uma demanda da Diretoria da Aneel, foram instalados painéis fotovoltaicos para abastecer o consumo elétrico do prédio da agência. A usina de microgeração distribuída de fonte solar fotovoltaica terá geração anual entre 650 megawatts-hora (MWh) e 800 MWh, com média de 710 MWh/ano, de acordo com comunicado da Aneel.

Estima-se que o sistema fotovoltaico de microgeração atenda de 18% a 20% do consumo anual da autarquia. O investimento para a etapa inicial de melhoria da eficiência energética está na ordem de R$ 1,8 milhão, e as próximas etapas do projeto, como a iluminação e climatização, ainda estão em processos de implementação e licitação, respectivamente. A usina de geração de energia solar fotovoltaica conta com 1.760 painéis solares, com potência instalada de 510,40 quilowatts-pico (kWp), que foram instalados de forma a otimizar o aproveitamento da irradiação solar e evitar áreas sombreadas das edificações.

De acordo com a Aneel, a área total ocupada pelos módulos fotovoltaicos e pela estrutura é de 3.580 m2. Cada conjunto de 96 módulos foi conectado em um inversor, e todos os inversores deverão ser monitorados por uma central de operações, com dados unificados. A energia elétrica gerada pelos painéis fotovoltaicos vai compensar o consumo de luz do prédio da agência através do mecanismo do Sistema de Compensação de Energia, no qual a energia elétrica produzida pelo sistema de microgeração e não consumida imediatamente é injetada na rede, e vira créditos para o abatimento nas contas de luz posteriores.

A realização do projeto de eficiência energética foi possível pela elaboração de um contrato de desempenho, desenvolvido de forma inédita no setor público. O contrato permitiu a inclusão da usina fotovoltaica dentro do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Energética de Brasília (CEB). O contrato segue o seguinte ciclo: a CEB aplica a verba do PEE na usina solar da Aneel e, conforme a usina gera energia solar fotovoltaica, a fatura de energia da autarquia diminui. A Aneel continuará pagando o restante da conta até amortizar todo o investimento e, quando o dinheiro voltar para a CEB, o montante será aplicado em outros projetos de eficiência energética, com retorno voltado aos consumidores atendidos pela distribuidora.

Para o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, Ailson de Souza Barbosa, a Aneel deu um grande exemplo aos setores público e elétrico com a instalação da usina fotovoltaica. “A Agência mostrou que é possível implementar uma iniciativa que gere lucratividade e benefícios por várias décadas mesmo após a amortização do investimento. Além disso, existe o fator de inserção da eficiência energética na cultura das instituições públicas. Precisamos considerar esse elemento no nosso dia-a-dia, aplicar os recursos de forma objetiva e garantir uma economia real de energia”, ressaltou.

O prédio da Aneel com os painéis fotovoltaicos deverá concorrer à etiquetagem pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), com objetivo de obter a Etiqueta A de eficiência energética, o que colocará o edifício e seus respectivos blocos em um exemplo para os prédios públicos.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A Aneel dá o exemplo e investe na melhor fonte renovável ao gerar energia elétrica através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado do prédio da agência. Se você também quer aproveitar a luz do sol para gerar a sua própria energia elétrica, invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Entre em contato conosco e peça já um orçamento. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia solar fotovoltaica e oferecemos soluções completas, equipamentos, instalação, manutenção e assistência técnica.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais vantagens da energia solar e o porquê você deve ter o seu próprio sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘http://www.aneel.gov.br/sala-de-imprensa/-/asset_publisher/zXQREz8EVlZ6/content/id/16818935’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/06/energia-solar-da-aneel-sera-inaugurada-na-proxima-terca-feira-266/34171’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53065901/aneel-inaugura-microusina-solar-na-proxima-terca-feira-26’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/fotovoltaicas-sistema-fotovoltaico-2138994/’

Compartilhe: